Missa de Graça e Louvor foi realizada no TJMG
A Missa de Graça e Louvor do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) foi realizada nesta quarta-feira (6/9) em intenção do desembargador aposentado Fábio Maia Viani, falecido em 22/8, e da saúde de toda a comunidade do Tribunal. A celebração do padre Sérgio Ladeira, da Paróquia Santa Rita de Cássia, reuniu magistrados, servidores, colaboradores e advogados para orações, agradecimentos e pedidos.
A Primeira Leitura, da Carta de São Paulo aos Colossenses, foi proferida pela advogada Edilene Cristina Coelho Mesquita. O texto abordou os frutos da Palavra de Verdade na vida de quem a acolheu, como o serviço aos irmãos e o desejo de se tornar mensageiro de Cristo e de comunicar a graça de crer.
O Salmo 51 ficou a cargo da cantora Saray Lacerda, responsável pela execução das canções durante as celebrações e contou com a participação da servidora Regina Urias. O texto reafirma a esperança do fiel na clemência de Deus, que nunca se esgota. O salmista convida à gratidão e ao louvor, pois o Senhor tem poder para renovar as forças daqueles que se confiam a Ele, tornando-os como uma “oliveira verdejante”.
O Evangelho, retirado de São Lucas, destaca a ação libertadora de Jesus. Mais do que a cura física, Cristo se manifesta como o enviado do Pai, aquele sobre o qual repousa, em plenitude, o Espírito Santo, e que anuncia a chegada do Reino. Segundo o sacerdote, que rezou especialmente pelos agonizantes e solitários, diante das dificuldades não devemos nos deixar abater nem entrar em desespero.
“Diante da enfermidade de um ente querido ou mesmo da nossa, muitas vezes nos sentimos impotentes a ponto de querer cruzar os braços. Porém, é gratificante ir ao socorro dos doentes, isso alivia o sofrimento e encoraja a pessoa. Pecamos ao fugir da dor, da tristeza e da fragilidade humana. Jesus não nos abandona, ele é a presença de que todos precisamos”, afirmou.
O padre mencionou a atitude do Mestre que nos foi deixada como exemplo, marcada pelo apoio, pela sensibilidade e delicadeza. “É bonito ver os três passos de Jesus no cuidado com a sogra de Simão, que estava presa a uma cama e padecia com a febre. Ele se aproxima dela, toca-a e ajuda a levantá-la. Isso é algo que nós também devemos assumir como missão: estar próximos de quem sofre, compartilhar a sua dor e oferecer-lhe palavras de ânimo e de compaixão”, disse.
De acordo com o pároco de Santa Rita de Cássia, a experiência com visitas a hospitais e doentes revela que há limites para a medicina, mas sempre é possível levar consolo e amizade. “Às vezes, basta pegar a mão do enfermo, conversar com ele, ouvi-lo ou mesmo ficar em silêncio, ali ao lado. Isso revigora e conforta. Ninguém deve se sentir só e esquecido, mas sentir o amparo, o carinho e o aconchego. Quando pensamos que não somos capazes de suportar as penas, Deus nos dá força”, declarou.
As preces foram realizadas pelo servidor Thales Carvalho Rodrigues. Também estiveram presentes a desembargadora Mariangela Meyer e os desembargadores Paulo Mendes Álvares e Ricardo Cavalcante Motta.
As celebrações ocorrem todo mês, geralmente às quartas-feiras, às 17h, no saguão do Edifício Sede do TJMG, em Belo Horizonte (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra).
Veja mais fotos no Flickr.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG