Caldas recebe o VI Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos
A cidade de Caldas sedia nesta sexta e sábado, a 6ª edição do Festival Pedra Branca de Violas e Sonhos, realizado anualmente no Santuário Ecológico da Pedra Branca, área de grande importância ecológica para a região.
Organizado desde 2018 pela Aliança em Prol da APA da Pedra Branca, neste ano, o festival conta com o apoio do Polo Agroecológico do Sul e Sudoeste de Minas, espaço de articulação política e construção coletiva da agroecologia no território.
O festival presta homenagem ao poeta, antropólogo e educador popular Carlos Rodrigues Brandão, falecido no mês de julho de 2023, por seu enorme legado para a região e o país.
O evento tem por objetivo promover a cultura popular, o turismo de base comunitária e a agroecologia e integra as ações realizadas pela entidade de fomento e fortalecimento de atividades produtivas e sustentáveis que permitam a convivência harmônica com a paisagem, a história e a cultura locais; o bem viver dos povos e comunidades e a garantia da reprodução dos seus saberes, práticas e modos de vida.
A programação envolverá apresentações de cantoria, viola, dança e tradições culturais como Toré Indígena, Folia de Reis e Congada, além de feira com produtos da agricultura familiar e apícolas, cosméticos naturais, artesanato, alimentos e bebidas.
Programação
As atividades são gratuitas e acontecem na Capela Santa Bárbara, no Bairro da Pedra Branca, na sexta-feira, dia 8, das 17h às 22 h e no sábado, dia 9, das 9h às 22h.
Para saber mais informações é possível acompanhar os perfis no Instagram do festival @festivalviolasesonhos e da Aliança em Prol da APA da Pedra Branca @aliancapedrabranca ou entrar em contato com Talita do Lago pelo telefone/whatsapp (35) 99183-6924.
A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca
A Aliança em Prol da APA da Pedra Branca é uma organização da sociedade civil, criada em 2017, que atua nos municípios de Caldas, Santa Rita de Caldas, Ibitiúra de Minas e Andradas, nas áreas de defesa ambiental, educação ambiental, agroecologia, cultura popular, turismo de base comunitária e conservação de espécies nativas.
A entidade tem por objetivo promover o desenvolvimento sustentável e solidário, o bem viver dos povos e comunidades, e a proteção da biodiversidade e dos ecossistemas e dos bens ambientais e culturais presentes no território da Serra da Pedra Branca, Sul de Minas Gerais