Ministério Publico

Semana do MP 2023 conta com minicurso sobre Violência nas Escolas

Palestra foi ministrada pela professora Flavia Vivaldi, doutora em Educação e mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Entre os eventos da Semana do MP 2023, foi realizado no dia de hoje o minicurso sobre Violência nas Escolas, ministrado pela professora Flavia Vivaldi e acompanhado pela promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Caoeduc), Ana Carolina Zambom Pinto Coelho.

BH_SemanaMPViolenEscolas_NOTICIA_DSC_8236.jpg

Flávia Maria de Campos Vivaldi é doutora em Educação e mestre em Psicologia Educacional pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Além disso, a professora também é especialista em “Relações interpessoais e desenvolvimento da autonomia moral na escola” pela Universidade de Franca (Unifran).

O minicurso discutiu o aumento do número de ataques armados por alunos às escolas do país, bem como a popularização de massacres inspirados no caso Columbine, massacre escolar que aconteceu em 1999 nos Estados Unidos.

Através de dados coletados nos casos de repercussão do Brasil e contando também com pesquisas quantitativas e qualitativas de outros países, a educadora pôde traçar um perfil dos envolvidos nos casos, que em sua maioria, são adolescentes e jovens do gênero masculino de idades entre 10 e 25 anos que cultuam um gosto pela violência, armas e que buscam por notoriedade e fama ao cometerem os crimes.

A pesquisadora trouxe, ao iniciar a discussão sobre a imersão desses usuários em subculturas extremistas on-line, exemplos das redes sociais onde os comportamentos violentos são disseminados em comunidades chamadas de “AAS” sigla para “Assassinos, Atiradores escolares e Supremacistas brancos”.

Flavia também explicou sobre os cultuadores de massacre, ou seja, aqueles que possuem profundo interesse em tiroterios em escolas formarem um grupo homogêneo de pessoas. Dentre eles, estão os pesquisadores, os curiosos, os “columbiners” (grupo fanático pelos responsáveis do massacre Columbine), o fandom (palavra de origem inglesa que designa um grupo de pessoas interessas em determinado assunto) e os imitadores, termo que a pesquisadora usa para se referir ao único subgrupo interessado em replicar os atos de massacre.

Após uma apresentação expositiva dos comportamentos e perfis dos envolvidos em massacres nas escolas, a especialista em educação fez um levantamento de ações para lidar com o problema com foco na segurança manual e também da saúde mental, além da criação de uma Política Nacional de Convivência Escolar.

Por fim, a pesquisadora ressaltou que é dever da escola fortalecer e ensinar tudo que nos humaniza e investir em uma cultura de cuidado, pertencimento e fortalecimento dos valores democráticos e não de vigilância.

BH_SemanaMPViolenEscolas_NOTICIA_DSC_8265.jpg

Fotos: Camila Soares/MPMG

Semana do Ministério Público 2023 - 2º dia - 12.09.23

Semana do MP 2023

Até sexta-feira, 15 de setembro, o MPMG realiza a Semana do MP 2023, com o tema “Autocomposição de conflitos: poder e dever, um novo caminho”. O evento marca o Dia do Ministério Público de Minas Gerais, comemorado em 11 de setembro, com atividades destinadas a fomentar o debate sobre a atuação da instituição, bem como estreitar as relações entre seus integrantes.

Para acessar a programação completa, clique aqui.

Toda a programação é transmitida pela TVMP.

Fonte: Ministério Publico MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.