Tribunal de Justiça

TJMG recebe apoio técnico do CNJ para melhoria do PJe

Not---Melhoria-do-PJe.jpg
Equipe da Dirfor, liderada pelo juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, recebeu o grupo do CNJ (Crédito: Divulgação/TJMG)

Com o objetivo de aperfeiçoar a qualidade da operacionalização do Processo Judicial Eletrônico (PJe) e superar a instabilidade apresentada pelo sistema nos últimos dias, a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) recebe, até a próxima sexta-feira (29/9), o apoio técnico de um grupo de trabalho do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As atividades começaram no dia 19/9.

Na primeira fase dos trabalhos, realizada nos dias 19, 20 e 21/9, o grupo multidisciplinar realizou um diagnóstico sobre o desenvolvimento do PJe no TJMG e identificou um panorama das estratégias que têm sido realizadas pelo Tribunal mineiro para eficiência e aprimoramento do sistema. Participaram o chefe da Divisão de Gestão do Processo Judicial Eletrônico do CNJ, Paulo Magnos Porto, e o representante do Tribunal de Justiça do Mato Grosso (TJMT), Jose Davi Reges de Souza.

Após esta análise inicial, um grupo mais robusto passou a atuar, a partir desta segunda-feira (25/9), na fase de imersão, em que os especialistas se aprofundam na busca de soluções para melhoria do PJe. Os trabalhos seguem até sexta-feira (29/9). A equipe multidisciplinar é formada pelos servidores Anderson de Sousa Peres (TRF-1), Douglas Blanc Pereira (TJRJ), Van Lee Batista Barbosa Araújo (TJMT), Antônio Augusto Silva Martins (CNJ) e Paulo Magnus Pereira Porto (CNJ).

O juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor), espera colher os impactos positivos a partir desta troca de experiências.

“Nos últimos dias, o PJe tem apresentado instabilidade durante os horários de maior pico de utilização, especialmente a partir das 14h. Nesse cenário, o apoio da equipe coordenada pelo CNJ é fundamental para o diagnóstico do problema e a implementação de medidas corretivas. Esperamos que essa troca de experiências resulte em um PJe mais eficiente e funcional no TJMG”, afirmou.

Segundo o chefe de Divisão do PJe do CNJ, Paulo Porto, o conselho federal formou um grupo de trabalho para apoiar os tribunais com relação à implantação e expansão do sistema. “Nosso apoio consiste, a partir de um diagnóstico, entender como está o Tribunal e como podemos organizar nossa atividade para a semana da imersão. A partir disso, temos uma semana cheia com um time mais robusto, formada por pessoas de diferentes tribunais, que têm conseguido muito êxito na identificação, correção e implementação de algumas ideias”, disse.

O gerente de desenvolvimento do PJe do TJMG, Dalton Severino, acredita que a presença do grupo técnico trará repercussões positivas. “Acreditamos que ao final desta semana tenhamos uma oportunidade muito rica de troca de experiências e de alternativas para melhorar o funcionamento do PJe no Primeiro Grau no TJMG”, afirmou.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.