TJMG participa da 11ª Edição do Fórum de TIC na Justiça em Goiânia
O superintendente de Informática do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador André Leite Praça, representou o presidente do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, na 11ª Edição do Fórum de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na Justiça. O juiz auxiliar da Presidência do TJMG, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e coordenador da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), Rodrigo Martins Faria, também participou e foi um dos membros do painel sobre “Inovações e Tendências Tecnológicas no Judiciário”, promovido nesta quinta-feira (28/9).
O evento. iniciado na quarta-feira (27/9) e encerrado nesta quinta (28/9), foi promovido pelo Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO), em parceria com a Network Eventos, e aconteceu no auditório Desembargador José Lenar de Melo Bandeira, na sede da Corte goiana.
O objetivo do fórum foi promover a troca de conhecimentos entre especialistas que compartilham conhecimentos técnicos, cases de sucesso, inovações, soluções tecnológicas, boas práticas e governança de TIC, além de caminhos futuros da evolução técnica, serviços e a melhoria da experiência dos usuários entre tribunais de Justiça de todo o país.
O desembargador André Leite Praça ressaltou a importância de participar dessas iniciativas. “A presença do Tribunal de Justiça de Minas Gerais na 11ª versão do Fórum de TIC na Justiça é essencial para que a equipe esteja atualizada sobre novas tendências em relação às tecnologias emergentes, melhores práticas de governança e benchmarking com os demais tribunais do país”, afirmou.
Além disso, segundo o desembargador Leite Praça, o evento serve como um palco valioso para o TJMG mostrar o seu pioneirismo em diversas frentes na área. “Podemos oportunizar a formação de alianças estratégicas em busca melhorias que favorecem o trabalho dos nossos técnicos e que beneficiam, em última instância, a qualidade do serviço que prestamos para os cidadãos usuários dos serviços do Poder Judiciário. Nossa presença neste evento evidencia o empenho do TJMG em inovar e aprimorar-se constantemente”, frisou.
Inovações e Tendências
O painel sobre inovações e tendências tecnológicas no Judiciário contou, além do Juiz Rodrigo Martins; com a participação do juiz federal do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, Rafael Leite; da juíza federal do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Caroline Somesom Tauk; do juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Silva Pinto; do coordenador de planejamento institucional do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG); Rafael Henrique Martins Fernandes; do assessor especial de Planejamento Estratégico, Governança e Gestão da diretoria-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO), José Carlos da Silva e do sales specialist da empresa VMware, Paulo Barone – Painel. A moderação foi da jornalista e diretora do Portal Convergência Digital, Ana Paula Lobo.
Entre os painéis e palestras do fórum foram debatidos temas como “Chat GPT: Oportunidades e desafios”; “Cyber Security: Desafios para a justiça”; “Desafios dos CIOS da Justiça Estadual”; “Justiça 4.0 – Os 6Ds da exponencialidade aplicada à justiça”; “Cultura Digital”; “Observalidade e Segurança Unificada: Como garantir interações digitais seguras e sem falhas na Justiça Brasileira”; “VMware Security: Uma arquitetura de segurança avançada em resposta aos atuais desafios dos Ciberataques”; “A era da integridade: Liderança em tempo de IA” e “LGPD”, entre outros.
O público-alvo foi formado por representantes de tribunais de Justiça estaduais, tribunais Regionais do Trabalho, tribunais Regionais Federais, tribunais de Contas dos Estados e da União, tribunais Eleitorais, Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), tribunais Superiores, Advocacia-Geral da União (AGU), diretores de TI, presidentes e membros dos conselhos de informática das instituições, procuradorias, defensorias públicas, assessores de Tecnologia, Legal Startups, professores de disciplinas de Direito da Informática e escritórios de Advocacia, dentre outros.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG