Cejusc Itinerante leva serviços do Judiciário à população do Norte de Minas
O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Januária, e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) realizaram, nos dias 26, 27 e 28/9, mais uma ação itinerante. Foram atendidos os municípios de Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz e Cônego Marinho, respectivamente.
A iniciativa tem o objetivo de facilitar o acesso dos cidadãos ao Judiciário e aos serviços de cidadania e do sistema de Justiça.
Ao todo, após os três dias de evento, foram realizadas 21 sessões de conciliação e agendadas outras seis, celebrados 15 acordos, prestados 88 atendimentos de cidadania e realizados 19 encaminhamentos a parceiros.
O coordenador do Cejusc de Januária, juiz Daniel Henrique Souto Costa, afirmou que “a participação do Cejusc da Comarca de Januária na ação itinerante nos municípios de Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz e Cônego Marinho possibilitou que o Poder Judiciário mais uma vez se aproxime da população, garantindo verdadeiro e eficaz acesso à Justiça”.
Na oportunidade, foram realizados atendimentos, audiências e cerimônia de conversão de união estável em casamento, como forma de proporcionar a prestação de serviço público e de conhecer realidades dos atendidos, compreendendo, no local em que residem, quais as dificuldades e barreiras que enfrentam, seja no âmbito individual, seja no âmbito comunitário, destacou o magistrado.
“Além disso, atuar em ações dessa natureza propiciou sentimento de satisfação pessoal e senso de realização à equipe de colaboradores envolvida”, ressaltou.
Por meio do Cejusc Itinerante, o TJMG prestou atendimento e ofereceu serviços à população dos municípios beneficiários, reforçando o compromisso de levar à sociedade formas adequadas de solução de conflitos.
Casamento Comunitário
O Centro Judiciário de Soluções de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Januária promoveu, durante o evento itinerante em Bonito de Minas, um mutirão de conversão de união estável em casamento, resultando na formalização da união de 20 casais.
Parceiros
Além do TJMG e do Ministério Público de Minas Gerais, participaram do evento as prefeituras de Bonito de Minas, Pedras de Maria da Cruz e Cônego Marinho e suas respectivas secretarias, a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG), a OAB, o Sine, o TRE, o INSS, o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), a Cemig, a Copasa, o Cartório de Registro Civil local, o Recivil e voluntários locais.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG