CEPOC promove Feira de Ciência com foco e Sustentabilidade
A Sustentabilidade em Poços de Caldas foi tema da Feira de Ciências promovida pelo CEPOC. Divida em duas etapas, neste sábado, 30, foi a vez dos alunos da Educação Infantil e do ensino Fundamental apresentarem os trabalhos.
A experiência enriquecedora de conhecimentos envolveu toda comunidade escolar, desde alunos, professores e a família.
A manhã de sábado foi um momento dos pequenos brilharem durante as apresentações dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula desde o início do ano letivo.
Tivemos a oportunidade de ampliar o conhecimento dos alunos nas mais diversas formas de sustentabilidade. Cada sala abordou um tema diferente. Foi possível fazer uma pesquisa in loco, conhecendo de perto os objetos pesquisados e lugares, trazendo uma gama de conhecimento para os alunos, que se tornaram pequenos multiplicadores conscientizando, principalmente, a família em casa sobre o papel de cada um à frente das questões que visam o cuidado e a preservação do meio ambiente”, destacou a coordenadora do Ensino Fundamental, Ruth de Cássia Zanetti.
Os trabalhos apresentados em sala de aula proporcionaram aos pais e visitantes uma viagem pelo mundo da sustentabilidade.
Desde pequenos exemplos como a importância das abelhas, o cuidado com nossos rios visando o descarte correto do óleo de cozinha, os impactos e benefícios da mineração, o descarte correto do lixo, reciclagem, a importância dos recursos renováveis a energia limpa, representada pelo projeto Poços+Inteligente, Poços + Inteligente, conduzido pela DME, a Prefeitura de Poços de Caldas, a PUC Minas e o IFSULDEMINAS e que visa a mobilidade elétrica, com veículos movidos com energia solar captada por meio de placas fotovoltaicas.
Esta é uma feira em que trabalhamos muitos aspectos. Não só o aspecto de pesquisa e cognitivo, mas sim o aspecto emocional e principalmente o social. Hoje é a culminância de um projeto que teve início no começo do ano, quando foi elaborado o tema e desde então os professores têm trabalhado em sala de aula.
Agora no final todas as famílias são chamadas a participar com os filhos em casa orientando, buscando material de pesquisa, sentando junto com as crianças elaborando um brinquedo, uma maquete. É um projeto que acaba proporcionando momentos lúdicos e de prazer dentro da família e o término disso tudo é o que estamos vendo aqui. Alunos envolvidos, explicando detalhe por detalhe do que foi ensinado e pesquisado. É um trabalho institucional, que envolve toda a escola, desde os mais novos de 1 ano e 8 meses da Educação Infantil até o Ensino Médio, todos inseridos numa mesma temática,” concluiu o diretor do CEPOC, Artênio de Oliveira.
A segunda etapa da Feira de Ciências será no próximo sábado, 7, das 8h30 às 11h30 com a apresentação dos trabalhos dos alunos do Ensino Médio.