PRF apreende cigarros eletrônicos e caixas com garrafas de whisky vazias na Fernão Dias
Na noite dessa terça-feira (03/10), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu diversos volumes de mercadorias estrangeiras, no km 637 da BR 381, em Itatiaiuçu (MG).
O fato aconteceu após os policiais abordarem um ônibus, que seguia de São Paulo/SP para Belo Horizonte/MG, e era conduzido por um homem de 52 anos. Durante a fiscalização do compartimento de cargas, foram encontrados 8 volumes contendo garrafas e caixas novas para embalar whisky (marca White Horse), lanternas de led e cigarros eletrônicos, tendo sido constatado que toda a mercadoria era de origem estrangeira e estava desacompanhada de documentação fiscal, configurando, em tese, a prática de descaminho e contrabando.
O condutor relatou aos policiais que as mercadorias foram coletadas no Brás, em São Paulo/SP, e seriam entregues em Contagem/MG e Lagoa Santa/MG.
Vale ressaltar que o crime de contrabando acontece quando se trata de um produto cuja produção e comércio são proibidos no país, como é o caso dos cigarros eletrônicos. Já o crime de descaminho, acontece quando o produto é legal, mas não houve o devido recolhimento de impostos quando da sua entrada em território brasileiro, como o ocorrido com as garrafas e caixas para embalar whisky, bem como as lanternas de led.
Desta forma, a ocorrência foi encaminhada, juntamente com toda a mercadoria apreendida, para a Receita Federal em Poços de Caldas (MG) para as cominações legais pertinentes.
Fonte: PRF MG