Tribunal de Justiça

TJMG promove ações de conscientização para prevenção do câncer de mama

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) apoia a Campanha Outubro Rosa, de conscientização para a prevenção do câncer de mama, por meio de ações de cuidado e sensibilização para o tema. Ao longo deste mês, as equipes da Gerência de Saúde no Trabalho (Gersat) estarão nos prédios do Judiciário mineiro dando orientações, tirando dúvidas e disponibilizando material informativo.

not-outubrorosa-2023.jpg
O edifício-sede do TJMG, na Avenida Afonso Pena, ficará iluminado de rosa durante todo o mês de outubro (Crédito: Euler Júnior/TJMG)

Até o final de outubro, o edifício-sede (Avenida Afonso Pena, 4.001, Serra), a Unidade Raja Gabaglia (Avenida Raja Gabaglia, 1.753, Luxemburgo) e o prédio do Juizado Especial Cível e da Fazenda Pública de Belo Horizonte (Avenida Francisco Sales, 1.446, Santa Efigênia), na capital, terão as fachadas iluminadas na cor rosa.

No dia 20, magistrados, servidores e colaboradores estão convidados a usar peças de roupa cor-de-rosa para chamar a atenção, em todas as unidades do Judiciário no Estado, para a importância da prevenção e da busca pelo diagnóstico precoce. O tema também será abordado nos murais internos, nas redes sociais e no Portal TJMG.

Segundo a enfermeira da Gersat Mikelle Bagno, o Outubro Rosa é uma oportunidade de promover conscientização sobre a importância da prevenção e da detecção precoce do câncer de mama, que é o segundo tipo mais frequente em mulheres, atrás do câncer de pele não melanoma, e a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

“As evidências científicas apontam que o rastreamento é capaz de reduzir a mortalidade por câncer de mama, razão pela qual as ações de controle devem ser voltadas para a ampliação da cobertura e da detecção precoce da doença, uma vez que dispõe de tratamento e possibilidade de cura. Neste sentido, por mais um ano, a Gersat realizará ações de apoio à campanha durante este mês”, afirmou a enfermeira.

Sintomas

Este ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a expectativa é a de que o Brasil registre 73,6 mil novos casos da doença. O objetivo da Campanha Outubro Rosa, movimento internacional que foi criado na década de 1990, é sensibilizar as pessoas para a importância do tema, fortalecendo as recomendações dos órgãos de saúde para a prevenção, o diagnóstico precoce e o rastreamento da doença.

Os principais sinais e sintomas de câncer de mama são o aparecimento de nódulos e de alterações na pele da mama e/ou mamilos. Também podem aparecer nódulos no pescoço e axilas. Não há uma única causa para a doença. No entanto, fatores como o envelhecimento, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool e excesso de peso podem estar relacionados ao aparecimento da enfermidade.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.