CulturaDiversosEducação

Tribo Xucuru-Kariri participa da Virada Educação Minas Gerais

Os estudantes da escola indígena dos Xucuru-Kariri de Caldas, participam da Virada Educação Minas Gerais (VEM). Pela primeira vez, a Virada conta com  a participação das escolas indígenas da rede estadual de ensino, que estão empenhadas e realizando atividades que contam com a participação de toda comunidade.

Escola indígena dos Xucuru- Kariri é a única no Sul de Minas
Escola indígena dos Xucuru-
Kariri é a única no Sul de Minas

Além da escola dos Xucuru-Kariri outras 16 escolas de comunidades indígenas também participam da ação em todo estado.

A Virada Educação Minas Gerais visa estimular as escolas a abrirem suas portas e mostrarem para a comunidade as ações e projetos que desenvolvem. Elas também fazem o lançamento da Campanha VEM – 2016, que faz o chamamento aos jovens em situação de evasão escolar, para que retomem seus estudos, em 2017.

Segundo a coordenadora de educação escolar indígena, Célia Xakriabá, “a ação da campanha VEM nas escolas indígenas representa um importante momento para a escola, comunidade, sobretudo para juventude indígena que tem protagonismo importante nesta ação. Ela tem como objetivo diminuir a evasão de alunos que deixam a escola cedo em busca do mercado de trabalho fora do território indígena”, pontua.

Escolas indígenas mineiras

Minas Gerais conta com, aproximadamente, 4.200 alunos indígenas das etnias Kaxixó, Krenak, Maxakali, Pataxó, Pankararu, Xacriabá, Xucuru-Kariri e Mokurin. O Estado tem 17 escolas indígenas e duas turmas vinculadas a escolas não indígenas. O atendimento escolar indígena é feito em 64 endereços. As escolas estão localizadas em 11 municípios.

Campanha VEM

O jovem que deixou de estudar tem uma oportunidade de retornar aos estudos em 2017, bastando, para isso, que procure uma escola estadual próxima à sua residência ou seu local de trabalho. A Campanha VEM é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Educação que pretende sensibilizar os jovens sobre a importância de retornar aos estudos, mostrando que a escola hoje no Estado busca um diálogo maior com a juventude e com seus anseios. A campanha segue até o dia 28 de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.