Tribunal de Justiça

Nota de Pesar

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, lamenta profundamente o falecimento do ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) José Carlos Moreira Alves, ocorrido ontem (6/10), em Brasília.

O ministro integrou a corte por 27 anos, ocupando a cadeira 18 do STF, dos quais, nos últimos 10 anos, atuou como decano. Ocupou a presidência do STF entre 1985 e 1987, presidindo o Congresso Nacional na sessão que instalou a Assembleia Nacional Constituinte.

O ministro foi o primeiro brasileiro a chefiar os Três Poderes da República, em 1986, assumindo a presidência do país por cinco dias, durante uma viagem internacional do então presidente José Sarney. Os presidentes da Câmara e do Senado, que vinham antes na linha sucessória não puderam assumir.

Natural de Taubaté (SP), concluiu o curso de Direito na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 1955, e exerceu também os cargos de procurador-geral da República e professor universitário.

O velório foi realizado neste sábado (7/10), entre 10h e 15h, no Salão Branco do STF, e o sepultamento está marcado para 16h30, no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília.

Em nome do Poder Judiciário de Minas Gerais, o presidente José Arthur Filho expressa solidariedade e condolências aos familiares e amigos pela irreparável perda.

Diretoria Executiva de ComunicaçãoDircom
Tribunal de Justiça de Minas GeraisTJMG
(31) 33063920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

Fonte: Tribunal de Justiça de MG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.