TJMG participa da 7ª edição do ExpoJud em Brasília
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho, participou, nesta quarta-feira (25/10), do 7º ExpoJud: Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça, aberto na terça-feira (24/10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. Outros desembargadores, servidores e colaboradores do TJMG também marcaram presença no evento, que termina nesta quinta-feira (26/10).
“Foi um prazer visitar o ExpoJud, onde são tratados temas ligados à inovação, tecnologia e modernidade nos tribunais, assuntos muito caros para a nossa instituição. Somos vanguardistas em termos de inovação. Esse é também um ambiente que nos propicia maior integração com os outros tribunais e a perspectiva de mostrar grandes projetos de inovação que realizamos no TJMG, especialmente o de startups. Nosso projeto foi o primeiro do país a lançar mão de startups para a contratação. Fomos muito aplaudidos aqui por conta dessa iniciativa”, disse o presidente do TJMG.
O Expojud tem quatro palcos simultâneos para apresentações de palestras, painéis e debates, além de uma área de expositores com 130 estandes de instituições de Justiça e empresas líderes no mercado de tecnologia. O TJMG participa da exposição com um estande da Unidade Avançada de Inovação em Laboratório (UAILab), onde são mostrados projetos de destaque desenvolvidos pela instituição. O Expojud reúne mais de 250 instituições e cerca de 1.500 participantes nos três dias do evento.
Painéis
Na terça-feira (24/10), o juiz auxiliar da Presidência do TJMG Rodrigo Martins Faria, responsável pela Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e coordenador do UAILab do TJMG, ministrou o treinamento “Hackeando o ChatGPT”.
Nesta quarta-feira (25/10), o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Renato Dresch, participou do painel “CEO Talk: Perspectivas para 2024 na visão das lideranças”, ao lado do presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desembargador federal Fernando Quadros da Silva; do presidente da Cisco do Brasil, Ricardo Mucci, e do presidente da IBM Brasil, Marcelo Braga. A mediação foi do advogado e idealizador do evento, Ademir Piccoli.
O desembargador Renato Dresch destacou que é preciso associar a tecnologia e o Direito para melhor servir aos cidadãos. “No painel, debatemos sobre os principais desafios da gestão para 2024, com foco na tecnologia e nas pessoas. Realmente existe uma certa simbiose entre o sistema de Justiça e a tecnologia, que precisa ser uma facilitadora das atividades jurisdicionais. É necessário sempre valorizar, humanizar e utilizá-la para nos auxiliar”, afirmou o 2º vice-presidente do TJMG.
Uso de dados
A juíza auxiliar da Presidência do TJMG Marcela Maria Pereira Amaral Novais participou, nesta quarta-feira (25/10), do painel “Importância do uso de dados na Justiça” ao lado da diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5), Fernanda Montenegro e da diretora de Tecnologia da Informação do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2), Ana Luísa Carneiro. A moderação foi da secretária de Tecnologia da Informação e analista de sistema do Tribunal de Justiça do Sergipe (TJSE), Denise Martins Moura Silva.
Segundo a juíza, o ExpoJud é um evento de suma importância, pois oferece uma oportunidade de trazer inovações e discutir sobre projetos em andamento em outros tribunais. “Em minha participação no painel, pude ressaltar que o uso de dados é um ativo propriamente econômico e estratégico de elevada importância para a instituição. E o uso qualificado desses dados é algo que a nossa gestão vem tentando cada vez mais aprimorar, para o bom desempenho da prestação jurisdicional do TJMG”, afirmou a magistrada.
Também nesta quarta-feira (24/10), a assessora técnica especializada da Presidência do TJMG e vice-presidente do Instituto Mineiro de Direito Administrativo (IMDA), Tatiana Camarão, fez uma exposição sobre o tema “Marco Legal das Startups – Case TJMG”.
Transformação digital
Nesta quinta-feira (26/10), o superintendente de Informática do TJMG, desembargador André Leite Praça, será moderador do painel “Transformação Digital na Justiça Latino Americana”, com a participação do ex-jefe de la Oficina de Coordinación de Proyectos del Poder Judicial del Perú, Mariano Cucho Espinoza, e do juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR), Esdras Silva Pinto.
Presenças
Pelo TJMG, também estiveram presentes no evento o secretário de Governança e Gestão Estratégica, Guilherme Mendes do Valle; a diretora executiva de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG, Ana Paula Andrade Prosdocimi da Silva; a diretora executiva de Informática, Alessandra Campos; o coordenador do Núcleo de Gestão da Inovação (Nugin) do TJMG, Guilherme Chiodi; o gerente do Centro de Tecnologia e Mídias Digitais (Ceted), Antônio Leonardo Vianna e as laboratoristas da UAILab do TJMG, Renata Marques e Nathália Matos.
Veja aqui a programação completa do 7º ExpoJud: Congresso de Tecnologia, Inovação e Direito para o Ecossistema de Justiça.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br/
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
Fonte: Tribunal de Justiça de MG