DiversosEconomiaNotícias

Conta de luz está mais cara a partir de hoje em Poços de Caldas

A presidente do Conccel, Arleni Mareca participou da reunião sobre o reajuste tarifário anual na ANEEL – foto reprodução ANEEL

A conta de luz está 2,76% mais cara a partir de hoje, dia 22,  para o consumidor residencial em Poços de Caldas.

O reajuste tarifário anual foi aprovado nesta segunda-feira, 21, durante reunião pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), que é órgão regulador do setor elétrico brasileiro e responsável por deliberar o assunto.

Para o consumidor considerado de baixa tensão em média , o reajuste foi de 3%. Já o de alta tensão média o aumento foi de 2,39% e o consumidor comum, o residencial foi de 2,76%.

De acordo com a ANEEL, Os itens que mais contribuíram para o reajuste foram o pagamento de encargos setoriais e custos de transmissão.

A presidente do Conselho de Cidadãos Consumidores de Energia Elétrica de Poços de Caldas (Conccel) Arleni Mareca esteve presente na reunião em Brasília e se posicionou a respeito do reajuste para que o percentual não fosse maior em relação ao concedido pela ANEEL em 2022. “ O reajuste de 2022 foi muito forte, e viemos aqui e fizemos nossa sustentação oral. Tivemos um reajuste de 21% foi muito acima da inflação. Em 2023 houve um decréscimo muito grande graças a nossa  sustentação. Os encargos setoriais abaixaram par 4,54% e os componentes financeiros 8,21%,” destacou a presidente.

Ainda de  acordo com Arleni,  a sobrecontratação é o principal ofensor nos componentes financeiros. Somente sobrecontratação representa 5,76% do reajuste representando R$ 11,75 milhões. Cada consumidor paga, em média, R$ 137,36 a mais só pela sobra. “Não é possível que os consumidores de Baixa Tensão que não deram causa a essa Sobrecontratação tenham que pagar valores tão elevados por isso?” indagou.

O Conccel representa os 85.886 consumidores de energia elétrica do município, sendo que 90% eles são compostos pelos consumidores residenciais.

A presidente encerrou a participação na reunião solicitando à ANEEL que leve a reivindicação para que sejam tomadas providencias quanto aos constantes aumentos dos subsídios empresários impostos pela Conta de Desenvolvimento Energético (CDE). “Agradecemos à Direção da Aneel pela redução significativa de montantes das cotas da Eletrobrás, de Angra e de Itaipu que reduziram a absurda SOBRECONTRATAÇÃO de 2022, contudo ela permanece entre as mais elevadas e injustas do Brasil para os consumidores da DMED. Aneel pode cumprir sua missão de equilibrar o mercado em benefício da sociedade,” finalizou a presidente do Conccel.

De acordo com a DME neste processo tarifário, apesar do aumento dos encargos previstos pela ANEEL, houve a redução dos custos de aquisição de energia elétrica, permitindo que a tarifa fosse reajustada em um índice inferior à inflação observada no período.

TARIFAS

O consumidor pode acompanhar mais informações sobre o assunto pelo site da ANEEL (www.aneel.gov.br) e, também, através do aplicativo ANEEL Consumidor, que contém detalhes sobre questões como a composição da conta de luz. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e iOS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.