CCZ doa o cavalo que caiu em cova de cemitério
O cavalo que foi resgato pelo Corpo de Bombeiros após cair em uma cova no cemitério parque, na zona sul da cidade, no dia 28 de novembro, foi doado pelo Centro de Controle de Zoonoses de Poços de Caldas.
O animal, que era chipado estava solto no cemitério e acabou caindo em uma das covas que estava aberta.
Os funcionários acionaram o Corpo de Bombeiros, que utilizaram fitas de tração e também uma retroescavadeira da Secretaria Municipal de Serviços Públicos para retirar o animal da cova.
Após o resgate , o cavalo que não ficou ferido, foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ).
Como não tinha um chip de identificação o animal ficou por um período no CCZ aguardando que o proprietário aparecesse para retirar o cavalo da unidade.
Como isso não aconteceu, uma pessoa que não teve o nome divulgado pelo CCZ, se sensibilizou com a situação do animal e o adotou.
De acordo com coordenador da Vigilância Ambiental, Jorge Lago, só este, 8 cavalos que estavam soltos pelas ruas ou áreas públicas, colocando em risco a vida deles próprios e de terceiros foram apreendidos e doados para pessoas que assumiram o compromisso de cuidar dos animais.
O cavalo que caiu na cova e os demais soltos pelas ruas foram tema de um questionamento da vereadora Luzia Martins (PDT), que solicitou informações ao Executivo sobre a identificação dos proprietários de animais de grande porte.
No requerimento aprovado durante sessão ordinária da Câmara Municipal, a vereadora quis saber também como o cavalo foi parar dentro da cova no cemitério. Além de saber quais as medidas que o Município tem tomado para reduzir o número de animais de grande porte soltos pelas ruas.