Carnaval 2024: Saci-Pô realiza desfile em comemoração aos 50 anos da Escola de Samba
Uma das mais tradicionais e antigas escolas de Samba de Poços de Caldas, a Saci-Pô realiza um desfile histórico em comemoração aos 50 anos da escola no carnaval deste ano.
A escola que não desfila desde 2017 volta à passarela do samba no domingo de Carnaval, dia 11 às 19h, com trajeto a partir da Urca seguindo pela Avenida Francisco Salles.
De acordo com o carnavalesco e um dos fundadores da Saci-Pô, Marcus Togni o desfile vai contar a trajetória da Escola de Samba, detentora de 33 títulos de campeã do Carnaval de Poços de Caldas, no grupo especial. “Será um desfile épico, contando a história da Saci-Pô ao longo destes 50 anos de fundação da escola, os títulos, desfiles memoráveis, sambas-enredos, fantasias que marcaram uma época, tudo sempre embalado pela bateria nota 10,” relembra Marcus Togni.
De acordo com o carnavalesco, com o fim do desfile das escolas de samba no carnaval de Poços de Caldas em 2016, a Saci-Pô não parou com as atividades. Ao longo dos anos, a escola de samba se tornou uma empresa de entretenimento, prestando consultoria e locações de fantasias para escolas de samba de outras cidades, além de participar de eventos culturais pelo país a fora e até mesmo peças teatrais.
Desde o ano passado, da bateria, sob o comando do Mestre Bucha, têm realizado ensaios para voltar com toda energia e vibração para emocionar os mais saudosos e encantar aqueles que ainda não vivenciaram um desfile da Saci-Pô.
Ainda segundo Marcus Togni, que não pode adiantar muita coisa para não estragar a surpresa, o desfile será completo, com direito a carros alegóricos, carros de destaque, alas e bateria. O samba enredo é claro é sobre a Saci-Pô. “Queremos emocionar a todos com a grandeza que a Saci-Pô representa no carnaval. O desfile vai sair da Urca e ganhar a Francisco Salles com quase 400 integrantes. Um samba enredo maravilhoso, muito brilho e energia com a cara da Saci-Pô. Vai ser uma homenagem linda,” se emociona.
Até lá os ensaios da bateria seguem em ritmo acelerado geralmente às quintas-feiras ecoando o som dos tamborins em pontos como o Mirante Santa Rita e também no estacionamento do shopping da cidade.
Último desfile
Em 2016, último desfile da Saci-Pô, escola desfilou com o samba enredo “Pra não dizer que não falei das flores, olhai os lírios do campo” e ficou em segundo lugar perdendo o título de campeã para a Vivaldinos da Vivaldi com o enredo “A Vivaldinos coroa a Festa de São Benedito”.