Bombeiros capturam cobra de 2 metros em residência
A equipe de Salvamento Terrestre do 2º Pelotão de Bombeiros em Guaxupé foi acionada na manhã dessa quarta-feira, 17, para capturar uma cobra dentro do quintal de uma residência no bairro Vila Santa Bárbara, próximo a Cooxupé.
No local, os bombeiros constataram que a serpente era uma Caninana de grande porte de aproximadamente 2 metros de comprimento.
A cobra estava no canto do muro entre os vasos de plantas do quintal e foi capturada e solta em uma mata nativa na região.
Esta já é a quarta cobra capturada somente este ano pelos bombeiros de Guaxupé.
No ano passado outras duas Caninanas também foram capturadas no interior de casas, além de 4 Cascavéis, 1 Cobra Coral e 13 Jiboias, dez delas somente em janeiro do ano passado. Ao todo 20 serpentes foram capturadas pelos bombeiros de Guaxupé em 2023.
No caso da Caninana, trata-se de uma serpente preta e amarela e possui uma dentição áglifa, ou seja, não possui presas inoculadoras de veneno, o que faz dessa espécie não peçonhenta.
Ela pode até morder ao se sentir ameaçada, mas não representa perigo para o homem.
Apesar do tamanho da cobra capturada, essa serpente pode chegar a 3 metros de comprimento.
O que fazer se aparecer uma cobra na sua casa
Muitas vezes não é possível saber se a cobra é peçonhenta, portanto a orientação do Corpo de Bombeiros é que em casos assim é preciso seguir algumas dicas:
1) não mate nem maltrate o animal;
2) Não tente capturar a cobra;
3) Trate todas como peçonhentas;
4) Não se aproxime demais do réptil, ao contrário, mantenha-o sob vigilância de uma distância segura e acione o Corpo de Bombeiros através do 193 para retirada segura e posterior soltura do animal em local apropriado.