Pedágio: Vereadores pedem isenção da tarifa para moradores da região
A cobrança de pedágio nas rodovias do Sul de Minas voltou a ser tema de discussão entre políticos da região. Na última sexta-feira, 19, presidentes de 9 Câmaras Municipais no entorno de Poços de Caldas se reuniram para cobrar providências junto ao Governo de Minas.
Os presidentes das Câmaras Municipais de Albertina, Andradas, Bandeira do Sul, Botelhos, Caldas, Campestre, Ibitiura de Minas, Santa Rita de Caldas se reuniram com o presidente da Câmara de Poços de Caldas, Douglas Dofu.
Durante o encontro, de iniciativa de Dofu, os parlamentares elaboraram juntos e assinaram um ofício direcionado ao Governador do Estado de Minas, Romeu Zema, exigindo a isenção do pedágio para os residentes nas proximidades dos parques de cobrança. “Buscamos fortalecer nossa região por meio de decisões e ações em conjunto.
A primeira medida é em relação aos pedágios injustos que estão sendo cobrados aqui no Sul de Minas. Esses prejudicam nossas economias, que são interdependentes, e nossa população que precisa transitar diariamente pelas vias para realizar as atividades cotidianas, “disse o presidente da Câmara de Poços Douglas Dofu.
Ainda durante a reunião, o presidente da Câmara de Caldas, Daniel Tygel, destacou que na Assembleia Legislativa de Minas Gerais tramita o Projeto de Lei Estadual nº 1914/2023, proposto pela deputada estadual Beatriz Cerqueira.
De acordo com o vereador, este projeto busca obrigar a isenção de pedágio para os veículos oriundos de municípios localizados a menos de 25 km do ponto de cobrança.
O ofício coletivo assinado pelos presidentes das nove câmaras municipais não apenas expressa a indignação em relação aos valores abusivos dos pedágios, mas também solicita uma audiência com o governador de Minas, com o intuito de sensibilizá-lo para a realidade enfrentada pela população da região.
Daniel Tygel destacou a importância da união de todos os municípios nessa luta, destacando que estão determinados a continuar até o fim, buscando soluções efetivas para a problemática dos pedágios que afetam a vida dos cidadãos locais. “A iniciativa demonstra uma frente unida em defesa dos interesses da comunidade e reforça a necessidade de diálogo entre os representantes políticos e o governo estadual para encontrar uma solução justa e equitativa para a questão dos pedágios na região,” enfatizou o presidente da Câmara de Caldas.