Ambulatório Trans recebe o nome de Celso Patelli
O Centro de Referência em Cuidado Transespecíficos, mais conhecido como Ambulatório Trans, situado na Rua Araguaia, nº 259, no Bairro Jardim dos Estados, passou a se chamar “Celso Fernandes Patelli”.
A homenagem ao psicólogo veio através da Lei Municipal Nº 9.840, sancionada pelo prefeito Sérgio Azevedo, na última sexta-feira, 8.
A lei proposta pelos vereadores Luzia Martins(PDT) e vereador Flávio Togni de Lima e Silva(PSDB) foi aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. “ É uma homenagem ao querido psicólogo Celso, um grande amigo e companheiro de partido, da vereadora. Patelli foi um verdadeiro pioneiro na luta pelos direitos transespecíficos em Poços de Caldas. Sua dedicação e esforço foram fundamentais para a criação do ambulatório, um marco na história da cidade. Infelizmente, Celso nos deixou em 2022, pouco tempo após a inauguração do ambulatório, onde ele foi o idealizador,” se emociona a vereadora Luzia Martins.
Durante discurso após a lei ser aprovada, a vereadora destacou a importância da homenagem a Celso, ressaltando sua incansável luta pela garantia de direitos e sua contribuição para instalar políticas modernas que compõem o Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos.
Segundo a vereadora, Celso não apenas estudou sobre o tema, mas também dedicou sua vida à causa, transformando suas convicções em ações concretas. “ Com a aprovação da lei, o Ambulatório Trans de Poços de Caldas passa a carregar o nome de Celso Fernandes Patelli, perpetuando sua memória e legado na luta pelos direitos e inclusão da comunidade transespecífica,” finaliza a vereadora.
Em 8 de março de 2022, o grupo TranspareSer, que visa ajudar, esclarecer e dar apoio a transexuais e travestis de Poços de Caldas e região criou uma petição pública para que o Centro de Referência de Cuidados Transespecíficos, pudesse receber o nome do psicólogo, falecido em 19 de fevereiro daquele ano. Para o grupo TranspareSer, a nomeação seria uma homenagem a um dos principais idealizadores do serviço na cidade.
Celso Patelli
Celso Patelli atuou na área de Psicologia Social, como psicólogo da Secretaria Municipal de Promoção Social, tendo trabalhado também na coordenação de CRAS e Centro POP. Foi professor no curso de Psicologia e Direito da Faculdade Pitágoras, conselheiro do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente e psicanalista membro do Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação (Nepe).
Contribuiu com grande relevância para a defesa de direitos da população LGBTQAI+ no sentido de oferecer mais dignidade a quem se vê vulnerabilizada socialmente, por meio do estabelecimento de uma política pública específica de cuidado transformador que lhe devolva a condição de cidadã.
Neste sentido destaca-se sua luta pela criação recente do Centro de Referência em Cuidados Transespecíficos (CRCT), no município de Poços de Caldas, com protocolos de atendimento especial para pessoas transexuais a partir da capacitação dos diversos setores parceiros da rede para oferecer além de atendimentos, procedimentos e atividades de educação em saúde, com ganhos simbólicos para as pessoas.
O serviço conta com uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga(o), assistente social, médico, educador físico, enfermeiro, nutricionista e estagiária(o) de Psicologia.