DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

200 toneladas de aguapés foram retiradas do Bortolan

retirada aguapés
A remoção faz parte de uma ação conjunta que deve ser concluída neste mês totalizando a remoção de 500 toneladas da planta aquática que tem proliferado na represa – foto Secom

A Prefeitura, numa ação conjunta entre diversas secretarias, está promovendo a retirada dos aguapés da represa Bortolan, na região oeste do município.

Os trabalhos tiveram início na segunda quinzena de março e já foram retiradas 200 toneladas de planta aquática.

A previsão é de que sejam retiradas 500 toneladas até o final de abril, prazo para conclusão do serviço.

De acordo com o secretário de Obras, José Benedito Damião, que esteve conferindo os trabalhos na última terça, os aguapés estão se proliferando com muita rapidez, devido às condições climáticas. “O trabalho é intenso, homens e máquinas estão trabalhando continuamente para que a retirada seja feita o mais rápido possível”.

A ação envolve as secretarias de Meio Ambiente, Obras, Serviços Públicos, DME (Departamento Municipal de Eletricidade), DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgoto) e Guarda Verde.

A presença de aguapés em ambientes aquáticos é considerada um fator normal, mas a sua proliferação exagerada pode levar a uma redução significativa nos níveis de oxigênio na água, afetando adversamente a fauna aquática e podendo resultar em desequilíbrios ecológicos graves.

Para combater o problema, a Prefeitura iniciou uma verdadeira força-tarefa, coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, unindo forças e destacando uma equipe para a realização dos trabalhos, munida de caminhões, retroescavadeira, barco e outros equipamentos essenciais para a retirada eficaz dessas plantas da represa.

A iniciativa faz parte de um plano de ação mais amplo para o controle da proliferação dos aguapés. Após a retirada, haverá um monitoramento contínuo para prevenir futuras proliferações. Também será realizado um estudo nas águas da represa para identificar as causas subjacentes da proliferação dos aguapés, visando prevenir recorrências do problema.

Além disso, toda a vegetação retirada está sendo enviada para uma empresa especializada, que transformará os resíduos em compostagem, garantindo uma destinação ambientalmente correta.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes, a ação é essencial para não apenas resolver a questão ambiental que se apresenta agora, mas também ressalta a importância de práticas sustentáveis para a manutenção dos recursos naturais.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.