Glaucia Boareto recebe Medalha da Inconfidência
A atual presidente da Federação das APAES do Estado de Minas Gerais( FEAPAEAMG) , Glaucia Boareto, foi uma das personalidades homenageadas neste domingo, 21, com a concessão da Medalha da Inconfidência 2024.
Glaucia recebeu a medalha em nome da Federação que representa mais de 400 APAES em Minas Gerais.
A cerimônia de entrega da condecoração foi feita diretamente pelo governador Romeu Zema, no Centro de Artes e Convenções da universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para onde a capital mineira e transferida simbolicamente no dia 21 de abril, Dia de Tiradentes e da Inconfidência Mineira.
A Medalha da Inconfidência é um reconhecimento concedido a personalidades e instituições que contribuíram para o desenvolvimento de Minas Gerais e do Brasil.
Só em Minas, temos 432 APAES que ofertam atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, assistência social e gestão.
A Medalha da Inconfidência é dividida quatro categorias: Grande Medalha, Medalha de Honra, Medalha da Inconfidência e Grande Colar, este último concedido a chefes de Estado, chefes de governo e líderes dos demais Poderes da União.
Este ano, foram entregues 170 condecorações: 40 Grandes Medalhas, 58 Medalhas de Honra e 72 Medalhas da Inconfidência.
O Grande Colar foi concedido ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (FHC), renomado sociólogo e autor de diversas obras sobre mudanças sociais e os contextos políticos do desenvolvimento do Brasil e da América Latina.
A cerimônia de 2024 também prestou uma homenagem à poetisa Bárbara Heliodora, figura heroica da Inconfidência Mineira. Bárbara, que foi casada com o inconfidente Alvarenga Peixoto e participou ativamente do movimento, recebeu um merecido reconhecimento histórico por seu papel relevante na Inconfidência, que não foi devidamente reconhecido à época por ser mulher.