Operação Erga Omnes: 49 réus são julgados por envolvimento com o tráfico em Poços de Caldas
Os 49 réus acusados de participação em uma organização criminosa, que comandava o tráfico de drogas de dentro do presídio de Poços de Caldas estão sendo julgados nesta segunda(29) e terça-feira(30) no Fórum da cidade.
Por medida de segurança, a partir da tarde de hoje o trânsito foi parcialmente interditado pela equipe do Demutran, no quarteirão da Rua Pernambuco, onde está localizado o Fórum. Já nesta terça-feira, 30, a interdição será total, no trecho.
O julgamento foi dividido em duas partes: hoje audiência virtual e nesta terça-feira, 30, será de forma presencial.
Ao todo são 34 réus que já cumprem pena desde a operação desencadeada em julho do ano passado. Alguns na unidade prisional local e outros nas unidades prisionais da região. Os demais réus aguardavam pelo julgamento em liberdade.
A Operação Erga Omnes, que traduzindo do latim quer dizer Para Todos, tinha como objetivo combater o tráfico de drogas na cidade.
Durante a operação foram cumpridos 46 mandados de prisão e 76 de busca e apreensão em diversos alvos em 30 bairros da cidade.
Na ocasião a ação mobilizou cerca de 200 policiais de três departamentos da Polícia Civil de Poços de Caldas, Pouso Alegre, Lavras e equipes especializadas de Belo Horizonte, como o Canil e apoio aéreo.
A operação teve início em janeiro de 2023 após levantamentos feitos pela equipe de Inteligência, que interceptou uma ligação de um dos integrantes de uma das organizações para dentro do presídio.
A organização passou a ser monitorada sendo possível identificar os integrantes que comandavam o tráfico de dentro da unidade prisional.
A operação também contou com o apoio da Polícia Civil do Estado de São Paulo, uma vez que foram cumpridos mandados nas cidades do interior paulista.