Professora Silmara, campeã da Olimpíada de Matemática recebe medalha de ouro no MEC
A professora Silmara Louise da Silva, da Escola Estadual David Campista, uma das campeãs da 1ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr) recebeu a medalha de ouro e um certificado do MEC durante cerimônia de premiação realizada, na última terça-feira, 21, no Ministério da Educação, em Brasília.
A professora de Poços de Caldas está entre os 10 melhores professores de matemática do Brasil.
Além da medalha de ouro, a organização da OPMbr premiará o grupo com uma viagem para conhecer o sistema educacional da China, país classificado entre os melhores em matemática no ranking do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Representando o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, concedeu as medalhas aos vencedores, acompanhada pela secretária de Educação Básica do MEC, Katia Schweickardt.
Izolda Cela destacou um dos objetivos da premiação: a propagação de boas práticas no ensino da disciplina no Brasil.
Ela afirmou que a OPMbr não focou apenas no domínio da matemática, mas principalmente nas ações em sala de aula. “Vocês foram premiados não apenas pelo conhecimento que têm da disciplina, mas, sobretudo, pela ação pedagógica que demonstraram nas suas práticas. Vocês são capazes de inspirar alunos e alunas, de fazer com que eles tenham fé em si mesmos. Um professor pode ser tão determinante na vida de um jovem, de uma criança, basta que nos lembremos da nossa relação com eles”, disse.
A OPMbr
A Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio foi inicialmente idealizada por uma equipe de engenheiros do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Com o apoio do MEC e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a competição teve como objetivos: estimular o ensino da matemática no Brasil; identificar e propagar boas práticas no ensino da disciplina; identificar talentos entre os professores; e incentivar o ingresso em áreas científicas e tecnológicas.
Representou Poços e Minas Gerais
Silmara foi inscrita na Olimpíada pela Escola Estadual David Campista, representando Minas Gerais. A professora, que tem 36 anos também dá aulas na segunda unidade da David Campista, na Fazenda Lambari, na Escola Municipal Júlio Bonazzi, Cesesc e no Colégio Poliedro.
Silmara representou Poços de Caldas e também Minas Gerais na 1ª OPMbr.
Além da professora Silmara Louise também foram premiados com a medalha de ouro os seguintes professores: Felipe Lima, do Instituto Federal de São Paulo (SP); Jose Lima, do EE Centro Integrado de Educação Assis Chateaubriand, na Bahia; Kacio Santos, do Centro Estadual de Educação Profissional Professora Lourdinha Guerra, do Rio Grande do Norte; Roberto Peregrina, do CE Prefeito Mendes de Moraes, do Rio de Janeiro; Romis Moraes, do EMEF Madre Teresa de Jesus, do Pará; Rubens Netto, do Centro de Educação Quilombola Deputado Júlio Pires Monteles, Maranhão; Milena Gomes, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Olivina Olivia Carneiro da Cunha, da Paraíba; Christiano Sena, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais e a professora Josiéli Pagliosa da Escola Estadual Normal José Bonifácio, de Erechim, Rio Grande do Sul. – fonte Assessoria de Comunicação Social do MEC
Pingback: Número de alfabetizados cresce quase 23% – Agência 7 – Jornal Floripa
Pingback: Número de alfabetizados cresce quase 23%
Pingback: Número de alfabetizados cresce quase 23% - .: Jornal Opinião :. Caeté MG
Pingback: Número de alfabetizados cresce quase 23% – Diário | Jornal Pará de Minas
Pingback: Informe Minas Gerais | Número de alfabetizados cresce quase 23%
Pingback: Número de alfabetizados em Uberlândia cresce quase 23% | Balcao News - Notícias de BH - Jornal Balcão Classificados
Pingback: Número de alfabetizados em Uberlândia cresce quase 23% – wordpress-1192535-4550675.cloudwaysapps.com