Saúde inicia campanha de vacinação contra poliomielite
Com o intuito de ampliar a imunização e manter o município protegido, a Secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (27) a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite para crianças de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. A imunização é voltada para este público, que recebe a vacina pólio oral. A ação vai até o dia 14 de junho.
O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para o público-alvo. No município, o imunizante é ofertado nas 21 salas de vacina do município, das 8h às 16h. Para se vacinar, as crianças devem estar na presença dos pais ou responsáveis.
É necessário apresentar cartão SUS ou Certidão de Nascimento, além da caderneta de vacinação, para que seja avaliada também a necessidade da aplicação de outras vacinas. As faixas etárias que não estão elegíveis para a campanha podem aproveitar a oportunidade para atualizar os cartões de vacina.
A poliomielite é uma doença contagiosa que, por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca de pessoas infectadas, pode contaminar crianças e adultos. O último caso foi notificado no país em 1989. O Brasil recebeu o certificado de área livre de circulação do vírus selvagem em 1994.