DiversosEducaçãoEVENTOS EM GERALNotícias

Campus da Unifal sedia Conferência Internacional de Astronomia em Poços de Caldas 

telescópio
A conferência tem como objetivo reunir especialistas em teoria, observação e experimentos que estudam fenômenos multimensageiros para revisar a situação atual e discutir sobre o assunto. – foto ilustrativa Organização Meteorológica Internacional/Agência Brasil

O campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG sedia esta semana uma conferência internacional sobre Astronomia de Multimensageiros. 

O evento, que vai até sexta-feira, 19, é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), oferecido pela UNIFAL-MG em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei.   

Conforme a organização, o objetivo da “PPGF UNIFAL-MG/UFSJ International Conference on Multimessenger Astrophysics” é apresentar o tema Astronomia de Multimensageiros às mais amplas regiões possíveis do Brasil e do mundo.   

“A conferência é realizada em conjunto entre universidades locais e internacionais, incluindo o Departamento de Física e Astronomia ‘E. Majorana’ da Universidade de Catânia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, conta o professor Rodrigo Cuzinatto, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG, que integra a equipe da coordenação da conferência.   

Conforme o docente, algumas das atividades programadas serão em inglês, mas muitas serão em português e terão caráter pedagógico e introdutório. “Os estudantes da UNIFAL-MG e de outras universidades, os seus servidores e o público interessado (especialista ou não) serão muito bem-vindos ao nosso evento”, reforça.   

Assuntos como ondas gravitacionais, buracos negros, neutrinos astrofísicos, explosões de raios gama, e como a observação desses pode ajudar a compreender melhor os eventos que pululam no universo onde vivemos, darão a tônica da conferência.   

“Nos últimos anos, a Astrofísica vem passando por uma verdadeira revolução impulsionada pelo acesso a dados de novos mensageiros, como ondas gravitacionais e neutrinos astrofísicos”, observa. “Este encontro tem como objetivo reunir especialistas em teoria, observação e experimentos que estudam fenômenos multimensageiros para revisar a situação atual e discutir sobre o assunto”, acrescenta o professor Rodrigo Cuzinatto. 

  Na programação estão previstas duas sessões extras focadas na divulgação científica ao público em geral: uma conversa num pub local e um seminário com observação do céu num dos locais mais emblemáticos da cidade, que é o topo do morro do Cristo.   

Estudantes de graduação e pós-graduação interessados no tema terão a oportunidade de participar de um curso introdutório à astrofísica de ondas gravitacionais no período da tarde, além de palestras sobre o estado da arte na área. As manhãs serão reservadas para seminários de especialistas na área e está prevista uma sessão de pôsteres para jovens investigadores apresentarem suas contribuições.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.