Estudantes e pesquisadores de Física observam a lua da Rampa no Parque do Cristo
O campus Poços de Caldas da UNIFAL-MG sediou nesta semana uma conferência internacional sobre Astronomia de Multimensageiros. O evento reuniu estudantes e pesquisadores de Física, que participaram de uma observação da lua e estrelas do alto da Serra de São Domingos, na Rampa do Parque do Cristo.
A atividade externa foi realizada na noite de quinta-feira, 18, logo após que o pôr do sol. Mesmo o friozinho da noite não foi obstáculo para que os estudantes e pesquisadores contemplassem a linda lua cheia.
Um telescópio moderno proporcionou aos participantes da conferência um momento único, e aproveitaram também para fotografar a lua. “No início da noite tinha muitas nuvens esparsas, então conseguimos observar apenas a Lua e suas montanhas. Quando estávamos terminando, por volta das 21h, o céu começou a abrir e deu para ver um bom pedaço da via láctea. O público que estava presente pôde também conversar com os pesquisadores ali presentes nas mesas do bar e tirar suas dúvidas sobre o Universo,” explicou o professor Cássius Anderson M. de Melo.
A escolha da observação na rampa de voo livre do Parque do Cristo foi uma forma também de incentivar os amantes da astronomia a observar os astros, principalmente com a reabertura do Observatório Astronômico, que fica no parque, que recentemente foi revitalizado pela Prefeitura.
O espaço recebeu nova pintura, interna e externamente, troca de pisos, azulejos, janelas e portas.
Os alambrados e portões de acesso também foram substituídos. Além disso, a cúpula também foi revitalizada. O valor da reforma foi estimado em R$ 330 mil
Para utilização do observatório, está prevista uma parceria com a Universidade Federal de Alfenas – Unifal no desenvolvimento de atividades científicas. “Decidimos fazer a observação na rampa também como forma de divulgar a abertura do Observatório Astronômico. A reforma está em fase final e esperamos que até o final do ano ele seja transferido da Prefeitura para a UNIFAL e possamos iniciar as atividades,” comentou o professor.
A conferência foi uma realização do Programa de Pós-Graduação em Física (PPGF), oferecido pela UNIFAL-MG em parceria com a Universidade Federal de São João del-Rei.
A conferência foi realizada em conjunto entre universidades locais e internacionais, incluindo o Departamento de Física e Astronomia ‘E. Majorana’ da Universidade de Catânia, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)”, conta o professor Rodrigo Cuzinatto, do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UNIFAL-MG, que integra a equipe da coordenação da conferência.
Conforme o docente, algumas das atividades programadas serão em inglês, mas muitas serão em português e terão caráter pedagógico e introdutório. “Os estudantes da UNIFAL-MG e de outras universidades, os seus servidores e o público interessado (especialista ou não) serão muito bem-vindos ao nosso evento”, reforça.
Assuntos como ondas gravitacionais, buracos negros, neutrinos astrofísicos, explosões de raios gama, e como a observação desses pode ajudar a compreender melhor os eventos que pululam no universo onde vivemos, darão a tônica da conferência.
O evento se encerrou nesta sexta-feira, e um dos últimos trabalhos foi um curso sobre análise de dados de ondas gravitacionais.