Cidade é tomada por intensa fumaça
Não bastasse a qualidade do ar em Poços de Caldas-Mg está comprometida por conta da baixíssima umidade relativa do ar, as condições pioram na manhã desta terça-feira, 20, com o acúmulo de fumaça de queimadas e incêndios florestais nos últimos dias.
Por todos os pontos da cidade é possível perceber a presença de uma intensa fumaça, que tampou praticamente tudo no horizonte.
A Serra de São Domingos, praticamente desapareceu, bem como as edificações mais distantes.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, neste momento há apenas um incêndio em vegetação sendo combatido no bairro Quissisana, porém o volume de fumaça dos incêndios dos últimos dias e com o tempo praticamente sem ventos, a fumaça ficou parada sobre a cidade. A velocidade do vento está na casa dos 3 km/h apenas.
Apesar da visibilidade a olho nu estar comprometida, de acordo com a Infraero, o aeroporto municipal apresenta condições operacionais normais.
Risco à saúde
Nesta terça-feira a umidade relativa do ar chega um dos piores percentuais deste inverno. Na parte da tarde o índice será de apenas 19%, quando o nível ideal é de 60%.
Por tanto a baixa umidade relativa do ar requer cuidados com a saúde, como evitar atividades físicas ao ar livre e consumir muita água.
Os cuidados devem ser redobrados com os idosos e crianças, que são sofrem mais com os problemas respiratórios, principalmente neste época do ano.
Monitoramento
A fumaça intensa está sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. De acordo com secretário municipal, Marcus Vinícius Ferreira de Moraes, os técnicos estão em campo para detectar a origem da fumaça.
Na semana passada, o secretário esteve reunido com o comando do Corpo de Bombeiros para a elaboração de um plano de ação para o combate aos incêndios, com a participação de brigadistas do Departamento Municipal de Medicina do Trabalho e do Corpo de Bombeiros, na prevenção de queimadas no período de estiagem, como vem ocorrendo nos últimos dias.