CulturaDiversosEVENTOSNotícias

Dia Mundial do Crochê é comemorado em Poços de Caldas 

crocheteiras no dia mundial do crochê em Poços de Caldas
O Dia Mundial do CrochÊ foi uma experiência única para as crocheteiras de Poços de Caldas – foto @ocrochedarainha

Imagina passar uma tarde agradável, conversando com um grupo de amigas, colocando o papo em dia ou relembrando histórias daqueles bons tempos de antigamente e fazendo crochê. 

Foi assim que um grupo de 30 mulheres passaram a tarde desta quinta-feira, 12, Dia Mundial do Crochê, comemorado no Parque Jose Affonso Junqueira, em Poços de Caldas-MG. 

A ideia surgiu da artesã Janaina Rodrigues, que aproveitou a data para difundir o artesanato realizado de forma simples, passado de geração em geração e que precisa ser mantido como uma das tradicionais culturas, principalmente nas famílias. “A ideia foi juntar as crocheteiras e amantes da arte para crochetar juntas na praça mais linda da cidade e celebrar esse dia especial! 

E foi uma troca fantástica, quem sabia ensinou quem queria aprender e passamos uma tarde gostosa e diferente do habitual. Essa troca é fundamental para preservar o conhecimento da técnica e difundir para as futuras gerações”, explica a artesã. 

Quem aceitou o convite e foi crochetar no jardim viveu um momento único nesta tarde. As crocheteiras mais experientes deram dicas e ensinaram um pouco da arte para as crocheteiras que estão começando e que aproveitaram para apreciar a troca de sabedoria. “O crochê é terapêutico, trabalha a paciência, o foco, a atenção plena e o relaxamento. É uma pausa produtiva que traz enormes benefícios para a saúde mental. O artesanato muitas vezes é solitário, cada um faz o seu trabalho em casa, mas esses encontros revelam a força que temos juntos,” ressalta Janaina. 

A presença de um bom público serviu para divulgar a arte e também como incentivo para a realização de uma segunda edição do Dia Mundial Crochê em Poços de Caldas em 2025. “O evento foi um sucesso graças a participação de todas e da divulgação especial do Armarim Cotta, da Associação dos Aposentados, do Amoreko. E ajuda da Fernanda Art em Crochê e da Nicole Assalim”, agradeceu Janaina. 

Quem quiser conhecer mais um pouco sobre o crochê pode acompanhar os trabalhos em https://www.instagram.com/ocrochedarainha/. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.