DiversosEconomiaMeio AmbienteNotíciasUtilidade pública

DMAE vai captar água de açude para suprir o abastecimento na Saturnino de Brito

Nesta quinta-feira foram instalados mais de 700 metros de tubulação para levar a água até o reservatório, que opera no volume morto desde a segunda semana de setembro – foto DMAE

O Departamento Municipal de Água e Esgoto de Poços de Caldas vai iniciar a captação de água em um açude próximo ao Santuário Mãe Rainha, na zona sul da cidade. A medida visa suprir o abastecimento na Represa Saturnino de Brito, que opera no volume morto.

Para captar a água, o DMAE instalou nesta quinta-feira, 3, mais de 700 metro de redes de água para levar a água até o reservatório.

A represa Saturnino de Brito, que tem capacidade para 235.000.000 m3, opera no volume morto na segunda semana de setembro.

Com o volume de água bem abaixo do normal, os DMAE passou a fazer o bombeamento da água para chegar à estação de tratamento e assim evitar a falta de água nos bairros da zona leste, região que é abastecida pelo reservatório.

De acordo com o diretor do DMAE, Paulo Cesar Silva, as equipe do departamento vêm se empenhando para evitar o racionamento de água e para isso, uma série de meditas tem sido tomada pela autarquia. “Em Poços de Caldas, o DMAE tem buscado, com criatividade e empenho dos servidores, evitar o racionamento e, para isso, são muitas as medidas tomadas pela autarquia. Além de campanhas para o uso racional da água, a criação do Ligue-Denúncias, o rodízio (manobras) e a utilização da reserva técnica, o DMAE tem realizado busca por açudes e lagos na região que possam ampliar a capacidade de abastecimento no município. Para isso, tem contado com o apoio de empresas e fazendeiros que estão disponibilizando suas reservas hídricas para auxiliar a população,” destacou o diretor.

Ainda segundo o diretor do DMAE, o déficit pluviométrico por causa da estiagem já passa dos 600 mm ao longo destes seis meses. “A última grande chuva foi no dia 01 de abril) Poços de Caldas não ficou um dia sem abastecimento e ainda colocou na Saturnino, mais de 31 milhões de litros de água”, disse o diretor do DMAE.

Ainda segundo o diretor, apesar dos esforços dos servidores da autarquia, do apoio de empresas e fazendeiros, o DMAE continua alertando para que a população faça a sua parte, no uso racional da água, denunciando os que não estão comprometidos com o município pelo Ligue-Denúncia (98433-4049-Whats App).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.