CulturaDiversosNotícias

Dona Orlanda será homenageada em missa festiva neste sábado

A homenagem acontece durante a missa em celebração ao Dia de São Benedito em Poços de Caldas – foto Leo Bichalho/Secult

Dona Orlanda, Mestra da Cultura Popular de Poços de Caldas, falecida em agosto deste ano será homenageada neste sábado, dia 5 de outubro, durante  uma missa festiva com a presença dos Ternos de Congos será realizada às 20h, na Capela de São Benedito, para marcar o Dia Municipal dos Ternos de Congos.

Dona Orlanda também era a capitã do Terno de Congos São Gerônimo e Santa Bárbara Oia. Além dela, os integrantes do terno também vão prestar uma homenagem à congadeira Nádia.

A homenagem acontece durante a missa em celebração ao Dia de São Benedito em Poços de Caldas. A Lei Nº 9.589, que institui o Dia Municipal dos Ternos de Congos, foi sancionada no dia 22 de maio de 2022 e deve ser comemorado anualmente no dia 5 de outubro, Dia de São Benedito no Brasil.

A data integra o Calendário Oficial de Eventos Turísticos, Culturais e Desportivos do município. Segundo informações da Arquidiocese de São Paulo, a identificação do povo brasileiro com São Benedito é tanta que até sua comemoração tem uma data só nossa.

Embora em todo o mundo sua festa seja celebrada em 4 de abril, data de sua morte, no Brasil ela é celebrada, desde 1983, em 5 de outubro, por uma especial deferência canônica concedida à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Tradição centenária na cidade de Poços de Caldas, os Ternos de Congos são a expressão máxima da Festa de São Benedito, realizada ao menos desde 1904, data do primeiro registro preservado que garante a sua execução, ainda na então Freguesia da Nossa Senhora da Saúde das Águas de Caldas. Os tambores reverenciam a fé e a devoção do povo ao Santo Negro, marca do sincretismo tão característico da cultura mineira.

Segundo o Dossiê de Registro do Bem Imaterial Festa de São Benedito de Poços de Caldas, elaborado pela Divisão de Patrimônio Construído e Tombamento, “o Congado é uma dança que lembra a coroação do Rei Congo e da Rainha Ginga de Angola, acompanhado de um cortejo compassado, levantamento de mastros e música.

Esta manifestação cultural e religiosa, de influência africana, ocorre em algumas regiões do Brasil, tendo por temas a devoção a São Benedito e o encontro da imagem de Nossa Senhora do Rosário”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.