DiversosMeio AmbienteNotíciasPolícia

Bombeiros monitoram incêndio no Vale das Antas

incêndio florestal Vale das Antas
Colmeias e vegetação foram destruídas pelas chamas – foto Corpo de Bombeiros

Após praticamente dois dias de combate ao incêndio florestal no Bairro Vale das Antas, na zona oeste de Poços de Caldas-MG, os bombeiros conseguiram controlar o fogo, que atingiu uma grande área de vegetação. As equipes seguem monitorando a região para o caso de algum foco surgir novamente.

As equipes empenhadas identificaram três focos de incêndio, sendo um próximo à Avenida Mansur Fraiha e os outros dois nas imediações do bairro e também da Cascata das Antas.

Após uma avaliação detalhada, três equipes de combate a incêndio florestal (GCIF) foram mobilizadas para os focos identificados. Os trabalhos contaram com apoio de equipes da Defesa Civil, Serviços Públicos e Dmae.

O terreno apresentava características íngremes e era coberto por vegetação densa, com árvores de médio e grande porte. Embora os focos não representassem risco direto à vida humana, os bombeiros priorizaram a proteção de residências e edificações nas proximidades.

Utilizando equipamentos adequados, como o Kit Combate (reservatório com 600 litros de água), mochilas costais, abafadores e sopradores, as equipes conseguiram mitigar os pontos de ameaça.

Durante o dia, os bombeiros realizaram não apenas o combate ao incêndio, mas também o rescaldo, empregando enxadas e sopradores.

Segundo os bombeiros foi constatada uma quantidade significativa de material combustível no solo, formada pela deposição de restos de vegetação e outros materiais orgânicos (serrapilheira), além de materiais lenhosos em brasa na área queimada, o que causava uma grande quantidade de fumaça por toda a região.

As equipes  monitoraram a região até o final da tarde e início da noite, mas apenas fumaça foi observada na área queimada. Além da vegetação, algumas colmeias de apicultores da área foram atingidas pelas chamas.

A mensuração total da área afetada pelo incêndio ainda está em andamento, uma vez que a atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais continuará nos próximos dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.