DiversosMeio AmbienteNotíciasPolítica

Quase 50 mil casas e estabelecimentos ficaram sem energia durante temporal

queda de árvores
A rede elétrica no entorno do Colégio Municipal foi atingida pelas árvores, que caíram durante o temporal – foto divulgação DME

O temporal que atingiu Poços de Caldas-MG na noite da última sexta-feira, 11, deixou 48 mil unidades consumidoras sem energia elétrica em vários bairros da cidade, e ainda provocou a queda de diversas árvores e destelhou duas casas.

De acordo com o Departamento Municipal de Eletricidade (DME), devido aos eventos atípicos, foram registradas 52 ocorrências de falta de energia, afetando mais de 48 mil unidades consumidoras.

Cerca de 37 mil tiveram interrupções curtas, enquanto 11 mil enfrentaram um período de até 3 horas sem fornecimento. O diretor técnico da DME Distribuição, Marco César Oliveira, agradeceu a compreensão da população e o empenho das equipes envolvidas nos reparos.

Os estragos causados pela forte chuva mobilizou equipes das secretarias de Obras, Serviços Públicos, DMAE, DME, Defesa Social e Corpo de Bombeiros, que ficaram empenhadas durante o fim de semana.

Após o temporal foram necessárias intervenções, que  incluíram a limpeza das vias, obras emergenciais, identificação de danos, desobstrução de ruas e reparos nas redes elétrica e telefônica.

Queda de árvores

O Corpo de Bombeiros atendeu 19 ocorrências com queda de árvores, sendo que uma árvore pegou fogo no alto da rua Barros Cobra depois de atingir a fiação elétrica, outras duas caíram na entrada da garagem da Escola Estadual David Campista, e impediram a saída dos professores, devido ao risco de choque elétrico por causa da fiação que também foi atingida.

Pelo menos 4 árvores caíram no entorno do Colégio Municipal, onde também a rede elétrica foi atingida.

Duas casas no Bairro Bem Bastos e Santa Augusta foram destelhadas, mas não houve a necessidade de interdição.

Diversas ruas da cidade tiveram o fluxo do trânsito comprometido, devido à presença de árvores ou galhos caídos, como as ruas Padre Cletus Francis Cox, Paraíba, Ceará, Ouro Preto, e as avenidas Champagnat, João Pinheiro, Mansur Frayha, Montevidéu e Carlos Maran.

Medidas preventivas e alerta da Defesa Civil

A Prefeitura de Poços de Caldas já adota medidas preventivas ao longo do ano, como a limpeza regular de bueiros, bocas de lobo e canais, o que tem evitado maiores problemas mesmo com as chuvas intermitentes. Além disso, o município tem investido em obras de drenagem, garantindo que algumas áreas não registrem incidentes graves.

A Defesa Civil do município reforça a importância de seguir medidas preventivas durante o período de chuvas intensas:

Evitar transitar por áreas sujeitas a inundações;
Em casos de inundação no carro, abrir os vidros e sair pelo teto, buscando socorro;
Moradores de áreas propensas a alagamentos devem elevar móveis e estocar itens em locais altos;
Não consumir alimentos e água que tenham sido atingidos pela enchente;
Manter equipamentos elétricos longe da água e desligá-los em tempestades;
Evitar estacionar ou abrigar-se debaixo de árvores durante tempestades;
Comunicar à Defesa Civil sobre rachaduras ou movimentações de terreno.

A Defesa Civil também alerta para a necessidade de dirigir com cautela sob chuva e retirar aparelhos das tomadas durante tempestades com raios. Em caso de emergência, a população pode contatar a Defesa Civil pelos números: 193, 199, 153 ou 3697-2266.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.