Tombamento do Chalé Cristiano Osório é aprovado pelo CONDEPHACT
Foi publicado no Diário Oficial do Município desta segunda-feira, 21, o decreto que aprova o tombamento do Chalé Cristiano Osório, localizado no centro cultural Instituto Moreira Sales em Poços de Caldas.
O chalé constitui relevante marco na paisagem urbana de acordo com as características arquitetônicas e sua importância na história da cidade.
O tombamento pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural e Turístico de Poços de Caldas – CONDEPHACT atende os termos do seu respectivo Dossiê de Tombamento, documento elaborado conforme a Portaria IEPHA-MG Nº 34/2024, de 21 de agosto de 2024, e aprovado na 232ª reunião ordinária do CONDEPHACT, para efeito de inscrição no Livro do Tombo do Município
A partir de agora qualquer intervenção sobre o imóvel, dentro do perímetro tombado ou de entorno deverá ser precedida de autorização do CONDEPHACT, respeitadas as restrições e cautelas contidas no Dossiê de Tombamento.
O Chalé Cristiano Osório, projetado e construído por Giovanni Baptista Pansini, em 1894, foi adquirido pelo IMS em 1989 e passou por diversas adaptações e restauro, tendo como principal diretriz a preservação do estilo original do Chalé e a sua revitalização arquitetônica, rigorosamente dentro de suas concepções.
Em 2022, quando o IMS completou 30 anos, o chalé passou por uma nova restauração, sendo concluída em janeiro deste ano, quando o IMS foi reaberto para o público.
Durante a restauração foram realizadas obras de manutenção, como a substituição do padrão de energia elétrica, a restauração do piso do Café e a recuperação de duas fachadas, seguindo a originalidade de todos os detalhes da edificação.