Turbidez na água foi causada por deslocamento de parede de adutora
Moradores de bairros da zona oeste como Country Club e também parte da zona leste como Jardim dos Estados de Poços de Caldas-MG se manifestaram nas redes sociais na noite desta quarta-feira, 23, sobre a turbidez da água que estava chegando nas torneiras.
Alguns postaram fotos com a água escura que veio direto da rua causando reclamações.
Nesta quinta-feira, 24, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE) se manifestou informando ter detectado o problema
Segundo o DMAE a causa da turbidez foi o deslocamento da parede de uma adutora, que abastece o Reservatório Cidade, no bairro Maria Imaculada, que distribui água para demais reservatórios na zona oeste.
Ainda de acordo com o DMAE o deslocamento que alterou a cor da água pode ter ocorrido devido a escassez hídrica dos últimos meses, quando o departamento foi obrigado a realizar uma série de manobras para garantir o abastecimento na cidade.
Após tomar conhecimento sobre a turbidez , as equipes do DMAE foram mobilizadas para intensificar as descargas sanitárias, o que deverá, gradativamente, resolver o problema.
A diretoria do DMAE realizou ainda reunião emergencial com representantes de diversos setores para a tomada de medidas que possam evitar que essa situação se repita e, entre as soluções apresentadas, foi a instalação de sensores de turbidez em tempo real nas adutoras, além da raspagem nas paredes das tubulações, técnica conhecida como passagem do “pig” (equipamento específico para limpeza).
Em nota o DMAE lamentou o ocorrido e agradeceu a compreensão da população e se colocou à disposição para outros esclarecimentos nos canais de contato disponibilizados pela autarquia.