DiversosNotíciasSaúdeUtilidade pública

Saúde detecta 37 focos do mosquito da Dengue em Poços

lixo terreno baldio dengue
Um terreno baldio no bairro Bem Bastos, na zona leste tem servido de depósito de pneus, que podem servir de criadouro do mosquito da Dengue – foto Marcos Corrêa

A Secretaria Municipal de Saúde de Poços de Caldas-MG divulgou nesta quarta-feira, 30, o resultado do 4º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) deste ano.

O levantamento realizado entre os dias 21 e 25 de outubro revelou a presença de 37 focos positivos do mosquito em 35 dos 3.210 imóveis vistoriados, entre residências, terrenos baldios, comércios e outros.

O Índice de Infestação Predial (IIP) ficou em 1,1%, um aumento esperado em comparação ao levantamento anterior, realizado em agosto, quando o índice foi de 0,2%.

Essa variação se deve às condições climáticas mais detalhadas para a reprodução do mosquito nesta época do ano, com o aumento das temperaturas e o fim do período de seca.

Dos focos identificados, 88,6% estavam em imóveis residenciais. Entre os criadores mais comuns, 37,8% estavam em depósitos de água móveis, como vasos de plantas, frascos plásticos, pingadeiras, recipientes de gelo de geladeiras e bebedouros de animais. Outros 32,4% foram encontrados em depósitos de água passíveis de remoção, como pneus, lixo, sucatas e entulhos.

As regiões Leste, Centro-Leste e Sul foram as mais afetadas, com índices de infestação de 1,1%, 2,5% e 2,1%, respectivamente.

O resultado do levantamento destacou a importância de ações contínuas para eliminar criadouros e prevenir a prevenção do Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, Zika e Chikungunya, especialmente com a aproximação do período chuvoso.

Lixo em terrenos baldios

A falta de consciência ainda é um problema social enfrentado em Poços de Caldas, bem como nas demais cidades, onde a proliferação da dengue vem aumentando.

Na Rua Bem Bastos, no Bairro Bem Bastos na zona leste da cidade, por exemplo, moradores tem feito o descarte de pneus, carcaças de eletrônicos em um terreno baldio, proporcionando condições ideais para o criadouro do mosquito da Dengue.

Denúncia Alô Saúde

Denúncias de casos como este podem ser feitas diretamente no Alô Saúde pelo telefone/WhatsApp (35) 3114-8127.

 

Casos confirmados

De acordo com o Painel de Monitoramento de Casos de Dengue da Secretaria de Estado de Saúde, até o momento foram registrados 1.242 casos confirmados de Dengue em Poços de Caldas. A Secretaria segue investigando outros 1.417 casos suspeitos. Segundo o Painel, até o momento não foi confirmado óbito em decorrência da doença.

Ao longo de 2023 foram apenas 27 casos confirmados e também sem mortes em decorrência à Dengue.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.