Poços de Caldas sedia X Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública
Teve início nesta terça-feira, 12, o X Congresso Brasileiro de Guardas Municipais e Segurança Pública em Poços de Caldas-MG.
O município que tem 30 anos de tradição e pioneirismo na criação de sua Guarda Municipal foi escolhido pela primeira vez para sediar o evento de relevância nacional, reunindo profissionais de diversas regiões do Brasil.
A abertura de abertura contou com a presença de várias autoridades, como o vice-prefeito de Poços de Caldas, Júlio César de Freitas, representando o Legislativo; o vereador Roberto dos Santos; Ernani Bueno, representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil; Carlos Alexandre Braga, presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais; o comandante do 29º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel PM Afrânio Tadeu Garcia; o secretário municipal de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria; o comandante da Guarda Municipal de Poços de Caldas, Marcelo Gavião Bastos; e a inspetora Ellen, representando a Guarda Municipal do Brasil, vinda de Belém do Pará. O evento também contou com a participação de representantes de diversas cidades brasileiras e demais autoridades locais, além do pastor Roni Negreiros, da Universal nas Forças Policiais.
Organizado pela Guarda Civil Municipal de Poços de Caldas, o congresso tem o apoio da Prefeitura Municipal e de diversas entidades e empresas, como o Conselho Nacional de Guardas Municipais, o Clube e Escola de Tiro INEDS, AGM Brasil, UNA, e mais de 20 patrocinadores e parceiros.
Durante os três dias de evento, a programação será intensa e diversificada, com palestras de especialistas brasileiros e internacionais. Entre os temas envolvidos estão o uso de armas letais e não letais, os aspectos jurídicos da segurança pública e as estratégias de patrulhamento municipal. Um dos momentos mais aguardados será a participação de um especialista da SWAT do Texas, que traz uma perspectiva internacional sobre os desafios enfrentados pelas Guardas Municipais no Brasil.
O congresso também inclui eventos paralelos, como o 8º Encontro de ROMU, o 2º Encontro da Academia Brasileira de Letras das Guardas Municipais (ABLGUAM), o 3º Encontro Nacional de Patrulha Maria da Penha e o 1º Campeonato de Cães de Faro.
Para o presidente do Conselho Nacional de Guardas Municipais, Carlos Alexandre Braga, este congresso é o maior do Brasil na área e representa uma grande oportunidade para fortalecer as corporações e promover a troca de conhecimentos práticos. “Reunir guardas de todo o país e oferecer essa conexão com grandes palestrantes é um passo importante para o fortalecimento das instituições”, destacou.
O secretário de Defesa Social de Poços de Caldas, Rafael Tadeu Conde Maria, ressaltou o momento histórico para a cidade e para as Guardas Municipais, em geral. “A Guarda Civil Municipal tem crescido significativamente no Brasil. O aumento de 35% no efeito nacional e de 40% nos investimentos públicos destinados às guardas mostra o fortalecimento dessas corporações. A legislação federal, como a Lei n.º 13.022/14, que regulamenta as guardas municipais, e a Lei n.º 13.675/18, que criou o Sistema Único de Segurança Pública, reforçam a importância dessas instituições”, complementou.
O vice-prefeito Júlio César de Freitas destacou a relevância da segurança pública para Poços de Caldas, ressaltando que, nos últimos anos, a cidade investiu mais de R$ 3 milhões na qualificação de seus servidores e no aprimoramento da infraestrutura de segurança. “Um dos pilares principais da cidade é a segurança, e essa foi nossa prioridade. Receber este congresso é uma honra e uma oportunidade para que todos possam aprimorar seus conhecimentos e, juntos, fortalecer a segurança pública em todo o país”, concluiu o vice-prefeito.
O congresso continua até quinta-feira (14), com uma programação repleta de atividades, divulgação e trocas de experiências que certamente contribuirão para o avanço das Guardas Municipais em todo o Brasil.