CulturaDiversosNotícias

Pela 1ª vez o dia da Consciência Negra será feriado nacional

homenagem à rainha do Congo pelas congadas
Pela 1ª vez a data será celebrada em Poços de Caldas com a presença da Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila, que foi homenageada pelas congadas de Poços de Caldas e de Machado nesta segunda-feira, 18 no Museu – foto Roni Bispo

Pela 1ª vez o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra será feriado nacional. A data também celebra o Dia Nacional de Zumbi.

A data, instituída pela Lei Nº 12.519 de 10 de novembro de 2011 e que já era feriado em alguns estado do Brasil, é uma homenagem à memória de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes da resistência negra contra a escravidão no Brasil e símbolo da luta pela liberdade.

Além disso, este é um dia para reflexão sobre a importância do combate ao racismo e promoção da igualdade racial.

O dia 20 de novembro, também remete ao dia da morte de Zumbi, que foi líder do Quilombo dos Palmares, importante comunidade de resistência de escravizados durante o Brasil Colonial.

O quilombo localizado na região do atual estado de Alagoas tornou-se um símbolo da luta contra a escravidão e da busca por liberdade.

Homenagem à Rainha do Congo

A Semana em que é celebrada a Consciência Negra está sendo um marco na história, principalmente do povo negro de Poços de Caldas. Pela primeira vez a cidade recebe a visita da Rainha do Congo, Diambi Kabatusuila.

Nesta segunda-feira, 18, ela participou de um encontro na sede da Associação Afro-Ancestral e foi recebida pela presidente da associação, Mãe Ana Iansã.

Em seguida ele foi recebida no gabinete do prefeito em exercício, Júlio César de Freitas, e se reuniu com líderes e representantes de comunidades negras, projetos e instituições que têm em comum a luta contra o preconceito, o racismo e a valorização da cultura e religião do povo negro de Poços de Caldas.

À noite Rainha da República Democrática do Congo foi homenageadas pelas Congadas de Poços de Caldas e Machado, além de integrantes dos Terreiros e ainda pelos grupos de Caiapós. A homenagem ocorreu na entrada do Museu Histórico e Geográfico de Poços de Caldas.

Outras datas comemorativas na semana

Além do Dia da Consciência Negra, a semana tem outras celebrações importantes. No dia 19, são comemorados o Dia da Bandeira (que celebra a instituição da bandeira nacional republicana em 1889, após a Proclamação da República) e o Dia Nacional do Cordelista.

A data é uma homenagem ao nascimento de uma dos maiores nomes poetas da literatura de cordel: Leandro Gomes de Barros.

No dia 21 é comemorado o Dia Mundial da Televisão. A celebração foi criada pela ONU e visa valorizar a capacidade do veículo como meio de comunicação de impacto na sociedade. O dia seguinte, 22 de novembro, é o Dia Internacional do Músico. Em 2021.

Fonte Agência Brasil e Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.