DiversosEsporteNotícias

Sensei Ronaldo completa 28 anos de atuação na Caldense

Sensei Ronaldo já ensinou os fundamentos e a essência do Judô para centenas de alunos ao longo de quase 3 décadas na Caldense – foto Caldense

O Sensei Ronaldo Rezende, professor de judô da Caldense, completou neste domingo, 1º de dezembro, 28 anos de serviços prestados ao clube.

Sempre dedicado, ensinou os fundamentos e valores do judô a centenas de alunos ao longo dos anos.

Muito querido pelos alunos e companheiros de trabalho, é uma referência na modalidade na cidade.

Para conhecer um pouco mais dessa trajetória ao longo de quase 3 décadas, o departamento de marketing da Veterana conversou com o sensei.

Como foi seu início na Caldense e no judô?

No dia 1º de dezembro de 1996, entrei pela primeira vez na Associação Atlética Caldense como professor de judô. Mas minha história com o judô começou muito antes, em 1979, quando meu pai decidiu que era hora de eu pisar no tatame. Ele, que acreditava no poder do esporte para transformar vidas, fez do judô uma parte de quem sou e, sem saber, guiou meu destino para que o judô também se tornasse minha profissão. Hoje, ele já não está entre nós, mas seu legado vive em mim. Sou imensamente grato pela força e pelos valores que ele me deu. Quando finalmente fui chamado para trabalhar na Caldense, tive ao meu lado pessoas especiais, como meu querido sensei Matsuo, que me indicou ao clube e abriu essa oportunidade. Agradeço também ao então presidente, Sr. Laercio Martins, que confiou no meu potencial, e à coordenadora Marialda, que me recebeu para a entrevista com sua gentileza e profissionalismo. Todos eles já partiram, mas a contribuição que deixaram é eterna. E aquela primeira semana de dezembro de 1996, ainda me reservava outra grande alegria: 12 dias depois de começar na Caldense, meu segundo filho, Leonardo, nasceu, como um presente inesperado naquele mesmo mês de mudanças e começos.

De que forma o judô mudou sua vida?

Olhando para esses 28 anos como professor de judô na Caldense, vejo que o tatame me ensinou mais do que técnicas. Ele me trouxe disciplina, humildade e a chance de viver uma história que também se tornou um legado familiar. Minha filha Mariane, que compartilha comigo o amor pelo judô, trabalhou ao meu lado no clube, como professora de judô e no setor de academia também. Foram momentos que guardo com orgulho e felicidade, ao ver meu amor pelo esporte continuar através dela.

Incentivado pelo pai, hoje o Judô faz parte da família do sensei -foto Caldense

Ao longo dessa jornada, nada teria sido possível sem o apoio da minha esposa, Janete, minha companheira de vida. Ela esteve comigo em cada passo, entendendo a rotina intensa de atleta e depois de treinador. Ela segurou as pontas quando precisei viajar para competições, tanto minhas quanto dos meus alunos, ficando em casa com nossos filhos. Minha gratidão e amor por ela são imensos; Janete foi e sempre será minha grande parceira. E, agora, o tempo me presenteou com uma nova alegria: há apenas um mês, recebi o título de avô de uma linda menina, a pequena Laura. Ela já me faz sentir o mesmo orgulho que senti com meus filhos e alunos. Em breve, talvez seja ela a conhecer o tatame e tudo o que ele ensina.

O que representa completar 28 anos no clube?

Depois de tantas gerações formadas, de tantas histórias e vitórias, poucos
momentos me deixam tão feliz quanto ouvir alguém gritar “Sensei Ronaldo!” ao passar pelo clube. É nesses momentos que sinto que tudo valeu a pena, que o judô deixou uma marca nas vidas de meus alunos e na minha.

Sou profundamente grato à Caldense, aos colegas, à diretoria, aos pais e a cada aluno que confiou em mim ao longo desses anos. A todos que já partiram e a todos que seguem comigo, minha gratidão. E que venham mais anos, para continuarmos juntos, construindo esta jornada de aprendizado, superação e amizade.

 

Projeto Semeando o Futuro

Além da Caldense o sensei Ronaldo também se dedica ao Projeto de Judô “Semeando o Futuro” desenvolvido no Centro Comunitário Maria Imaculada, no bairro Maria Imaculada, zona oeste.

A família Hirano treina junto no Centro Comunitário e recebem as orientações do sensei Ronaldo – foto Projeto Semeando o Futuro

Criado há 5 anos, o Projeto Semeando o Futuro foi ampliado em 2023 e passou atender gratuitamente aos alunos do Centro de Educação Infantil  Beija-Flor e toda comunidade do bairro, entre crianças e também alguns pais dos pequenos que passaram a praticar o judô indo levar os filhos para as aulas, que acontecem as segundas e quartas-feiras.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.