DiversosEconomiaNotíciasUtilidade pública

Horário especial no comércio começa na segunda-feira

comércio rua assis
Na primeira semana de horário especial, o comércio vai funcionar das 9h às 20h – foto Roni Bispo

O comércio de Poços de Caldas-MG terá horário especial voltado para as compras de Natal a partir da próxima segunda-feira, dia 9, conforme cronograma sugerido pela Associação Comercial e Industrial (ACIA).

Seguindo os acordos coletivos entre o sindicato do Comércio e dos Comerciários, o horário especial será da seguinte forma:

Entre os dias 9 e 13, o comércio funciona das 9h às 20h.

Entre os dias 16 e 23, o funcionamento do comércio será das 9h às 22h.

Nos sábados, dias 14 e 21, o comércio vai funcionar das 9h às 21h. E nos domingos, dias 15 e 22, o horário de funcionamento será das 10h às 17h.

No dia 24, véspera de Natal o comércio funcionará das 9h às 17h.

Vendas de Natal

Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG aponta que os lojistas e comerciantes mineiros acreditam que os consumidores devem gastar em média entre R$ 100,00 e R$ 300,00 em compras com presentes.

A pesquisa Expectativa de Vendas Natal 2024 aponta que os produtos alimentícios devem puxar as vendas (22,8%) seguidos de roupas (20,3%) e bebidas (14%).

Para aproximadamente 30% das empresas que vendem online, as maiores saídas serão: roupas, produtos alimentícias, calçados e bebidas.

Já as principais modalidades de pagamento das compras de Natal deverão ser, nesta ordem, cartão de crédito parcelado, cartão de crédito à vista, pix, cartão de débito e carnê.

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, destaca a importância do período do Natal para os setores do comércio, serviços e turismo. “O Natal é a data comemorativa mais expressiva para o calendário varejista no ano. Essa data é marcada por um valor afetivo muito grande e boa parte dos consumidores vão às compras em busca de presentes, itens para festas, viagens de final de ano, entre outros. É imprescindível destacar que os impactos positivos do Natal vão muito além do comércio varejista, movimentando também o setor de serviços e o turismo”, explica Martins.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.