Moção aprovada pela Câmara pede criação do curso de Educação Física na UEMG em Poços
De autoria do vereador Douglas Souza (União), com assinatura de todos os vereadores, a Moção de Apelo n. 62/2024 solicita ao Governo do Estado a criação do curso de Educação Física – Bacharelado e Licenciatura na unidade acadêmica da UEMG (Universidade Estadual de Minas Gerais) em Poços de Caldas. A proposição foi aprovada pelo Legislativo nesta semana, durante reunião ordinária.
Segundo Dofu, a implantação do curso no município se revela uma necessidade estratégica para a região. Ele comenta que, em pesquisa realizada pela Comissão de Novos Cursos da UEMG, constatou-se grande interesse da comunidade local e cidade vizinhas em um curso público de Educação Física. “Acredito que essa demanda reflete não apenas a ampliação do mercado de trabalho, mas também a urgente necessidade de formação de profissionais qualificados para atender às demandas de academias e da educação básica”, ressalta.
Apesar da política de contenção de gastos do Estado de Minas Gerais, o parlamentar defende a viabilização do curso, visto que o impacto financeiro vai representar menos de 0,4% da folha de pagamento da UEMG. “A contenção de gastos adotada pelo Governo tem dificultado o andamento dessa questão, mas vale ressaltar o impacto social e educacional dessa iniciativa. Sabemos que a universidade já manifestou disposição em compartilhar sua estrutura e laboratórios com o município, ampliando os benefícios a população”, conta.
Após aprovação unânime da Câmara, Souza espera que Poços tenha uma resposta positiva do Governo do Estado. “Agradeço o apoio dos meus colegas vereadores e espero que, a partir de agora, com todo o movimento que vem sendo feito, possamos contar com essa ampliação dos cursos. Um pedido da comunidade e dos municípios vizinhos que, com certeza, contribuirá significativamente para o desenvolvimento educacional, econômico e social da região”, finaliza.