Ladrões furtam fiação elétrica de estação elevatória do DMAE no Jardim Kennedy
A Estação Elevatória de Esgoto 7 afetando as operações da Estação de Tratamento de Esgoto 3 do DMAE, localizadas no Jardim Kennedy, na zona Sul de Poços de Caldas-MG foram alvo de arrombamento e furto no domingo e segunda-feira. Ladrões invadiram a estação e furtaram cabos e fiação elétrica.
Os furtos foram divulgados nesta quarta-feira, 8, pelo Departamento Municipal de Água e Esgoto.
Segundo o DMAE os furtos foram detectados, as equipes de manutenção foram acionadas e a ação imediata dos operadores impediu consequências mais graves ao Sistema.
Em setembro do ano passado seis homens armados e encapuzados invadiram a Estação de Tratamento de Água – ETA V, também na zona sul da cidade. Os bandidos renderam os servidores municipais a procura de cabos e fiação elétrica. Após agredir os servidores, os criminosos fugiram sem levar nada.
Em outubro, a quadrilha especializada na subtração de cobre na região Sul do Estado e no Estado de São Paulo foi presa em Pouso Alegre-MG, durante uma operação da Polícia Civil.
De acordo com o diretor do DMAE, Paulo Cesar Silva, os furtos de fiação em equipamentos do DMAE tem sido recorrente e resulta em impactos nas ações da autarquia e prejuízos aos cofres públicos, uma vez que materiais e equipamentos precisam ser repostos, além dos custos de manutenção, pela necessidade do deslocamento de servidores.
Furtos de hidrômetros
O DMAE também faz um alerta em relação ao furto de hidrômetros de residências. Caso ocorra, a primeira atitude do consumidor é registrar um Boletim de Ocorrência para posterior apresentação ao DMAE e assim, ficar isento da aplicação de multa para ressarcir eventuais prejuízos ao DMAE.
O modelo atual de padrão de ligação de água do DMAE (Caixa metálica), cujo hidrômetro fica instalado na parte interna da caixa, dificulta a ação de criminosos. Por essa razão, existe a orientação do Setor Comercial para a mudança do local do padrão dos imóveis que possuam suas ligações em antigos cavaletes galvanizados.
Quem compra hidrômetros furtados comete crime de receptação, podendo resultar em pena de um a quatro anos e multa.