Orquestra Berimbauê faz apresentação durante o 1º Seminário Municipal de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial

A Orquestra Berimbauêfaz uma apresentação durante a programação do 1° Seminário Municipal de Combate ao Racismo e Promoção da Igualdade Racial, que será realizado nesta terça-feira, 10, das 8h à 12h no auditório do Palace Casino, no centro de Poços de Caldas-MG.
A orquestra Berimbauê é regida pelo Mestre Capoeirista, Luiz Henrique Souza, o Luiziinho Conke se apresenta na abertura do seminário, às 8h30.
A Orquestra Berimbauê surgiu em 2010 na Escola Municipal Rafael Sanches localizada na Fazenda Boa Vista, zona rural de Poços de Caldas, a partir da curiosidade de uma aluna do PMJ, que demonstrou durante a aula de capoeira na escola, o interesse de aprender os toques do berimbau utilizado para o jogo da capoeira Angola.
A atitude da aluna despertou foi despertado também o interesse em outras crianças em aprender mais sobre o instrumento e a musicalidade da Cultura dando início assim a Orquestra Berimbauê.
A orquestra posteriormente veio a contemplar não somente com a musicalidade da capoeira como também as músicas de outros gêneros, como exemplo MPB, o samba o sertanejo a música gospel entre outros.
As músicas tocadas pela orquestra eram escolhidas pelas próprias crianças que traziam a letra, e com o auxílio dos dois professor analisavam o momento histórico da escrita das letras e a partir daí era executado o ritmo coerente aquela musicalidade.
Em 2012 a Orquestra Berimbauê se apresentou com a Orquestra Sinfônica de Poços no Sinfonia das Águas.
oportunidade de junto a orquestra sinfônica de Poços de Caldas, fazer uma apresentação na sinfonia das Águas.
Atualmente as atividades da orquestra são realizadas na Escola Municipal Alvino Hosken de Oliveira, no Jardim Santa Rita, tentando resgatar e fortalecer a essência que originou a orquestra. “Esperamos ter maior visibilidade e apoio no município já que a orquestra tem como principal objetivo facilitar e fortalecer, o entendimento da Língua Portuguesa e o estudo momentâneo histórico de cada música que ali aparece através das crianças,” ressaltou o mestre Luizinho.
O seminário
A participação é gratuita e aberta a todos os interessados no tema. A programação terá início às 8h, com inscrição e café. A abertura oficial está agendada para 8h20.
Na sequência, haverá apresentação da Orquestra de Berimbau Luizinho Conke. Já às 9h, será a vez do monólogo “A coisa tá preta”, com Aldo Vieira e, às 10h, apresentação musical com Thiago Oliveira.
A palestra que vai abordar a temática central do evento – “Que abolição é essa, Isabel?”-, com Mariana Aparecida de Carvalho, será às 10h30. A coordenadora da Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, Nanci de Moraes, apresenta a proposta do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a partir das 11h30 e o encerramento será às 12h.
O seminário é uma realização da Rede de Promoção da Igualdade Racial e Étnica de Poços de Caldas e visa debater o racismo estrutural, que ainda é uma realidade no Brasil, e seus efeitos que atingem a vida da população negra diariamente. O enfrentamento ao racismo exige ação coletiva, comprometimento das instituições e participação ativa da sociedade civil.
Articulada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, a Rede da Igualdade Racial é baseada na cooperação entre pessoas negras e não negras que se uniram para combater o racismo estrutural no município, através de ações, projetos e políticas que reconheçam e respeitem a história, a cultura e a luta dos movimentos negros, por uma Poços de Caldas para todos.
Os participantes que desejam a emissão de certificado de participação devem realizar inscrição neste link.
Programação
8h – Inscrição e café
8h20 – Abertura e formação da mesa
8h30 – Apresentação Orquestra de Berimbau Luizinho Conke
9h – Monólogo “A coisa tá preta” – Aldo Vieira
10h – Apresentação musical – Thiago Oliveira
10h30 – Palestra “Que abolição é essa, Isabel?”– Mariana Aparecida de Carvalho
11h30 – Apresentação da proposta do Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial
12h – Encerramento