DiversosEconomiaNotícias

Dia da Imprensa: Inteligência Artificial é tema de encontro promovido pela Alcoa

Maria Cristina Gonçalves, gerente de relações governamentais e comunicação da Alcoa falou sobre a importância da discussão do tema entre os jornalistas – foto Roni Bispo

Em celebração ao Dia da Imprensa, A Alcoa Poços de Caldas promoveu na noite desta terça-feira, 3, um encontro entre jornalistas de Poços de Caldas e região. Durante o encontro foi ministrada uma palestra sobre a Inteligência Artificial (IA).


A palestra “ Inteligência Artificial e Fake News no Jornalismo” foi ministrada pela jornalista Dani Pereira, formada pela Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro, e Diretora de Estratégia Digita e PR da FSB Comunicação.

O objetivo do encontro foi promover a confraternização entre os jornalistas de Poços de Caldas e cidades vizinhas, como Andradas, Caldas, Divinolândia-SP e São Sebastião da Grama-SP e também debater um pouco mais sobre a IA.

“O objetivo do encontro é buscar reflexões sobre os desafios do uso da inteligência artificial no jornalismo.  Além do combate à Fake News, queremos refletir juntos sobre as oportunidades e os desafios que a IA apresenta para o Jornalismo e como podemos navegar com ética e responsabilidade por esta nova fronteira da comunicação”, destacou a gerente de relações governamentais e comunicação  da Alcoa, Maria Cristina Gonçalves.

Esta foi a primeira vez que a palestrante, Dani Pereira, debateu o tema diretamente com jornalistas.

A jornalista Dani Pereira apresentou uma série de situações em que a AI vem sendo utilizada e a importância da reflexão sobre ao uso da ferramenta – foto Roni Bispo

Para a especialista, o jornalista tem um papel fundamental quando o assunto é Inteligência Artificial, em se tratando de ferramenta para a informação, e principalmente meios para combater a Fake News. “Nós jornalistas, somos os tradutores desta realidade que está acontecendo agora. Vivemos um momento importante para a comunicação e ao mesmo tempo preocupante. A IA conseguiu produzir peças digitais, que se confundem muito com a realidade. Por isso é importante discutir questões de ética, a regulamentação deste mercado e acima de tudo precisamos ressaltar a importância do nosso papel quanto jornalistas. Precisamos defender a sociedade, que hoje mais parece uma criança indefesa diante do que é criado através da AI e muitas vezes temos dificuldade de identificar o que é falso ou verdadeiro,” alertou a jornalista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.