DiversosMeio AmbienteNotíciasPolícia

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil realizam simulado de Emergência no Kennedy II

Além dos moradores a ação contou com apoio das equipes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Demutran, GCM, PM, SAMU e representantes da Alcoa – foto Corpo de Bombeiros

As equipes do Corpo de Bombeiros Militar participaram na manhã desta quinta-feira, 31,  de um simulado de rompimento de barragem envolvendo estruturas de rejeito de bauxita da empresa ALCOA, em Poços de Caldas-MG. O exercício ocorreu no bairro Jardim Kennedy II, na zona sul da cidade, uma das áreas que podem ser afetadas em caso de um cenário real de emergência.


A ação faz parte das diretrizes de segurança previstas em planos de emergência de barragens e teve início às 9h, com o acionamento das sirenes de alerta. O simulado testou a prontidão dos órgãos envolvidos e a articulação entre as equipes de resposta atendendo aos Planos de Segurança de Barragens (PSB) e de Atendimento à Emergência (PAE).

O treinamento preventivo foi realizado com moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) do Jardim Kennedy II, área definida por estudos técnicos da Alcoa em que são mapeados cenários hipotéticos de impacto.

Na tarde desta quarta-feira, 30, foi realizado um exercício de mesa com todos os envolvidos, garantindo alinhamento prévio dos protocolos e estratégias a serem aplicadas na atividade prática.

Durante o simulado presencial, o foco do Corpo de Bombeiros foi o resgate de uma vítima com dificuldade de locomoção, localizada na chamada “zona quente”, com apoio do SAMU na triagem e transporte.

O Posto de Comando foi instalado na Escola Municipal Pedro Afonso Junqueira e contou com a presença de representantes da ALCOA, Defesa Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Demutran, Guarda Civil Municipal, Samu e demais instituições parceiras.

Simulações como essa são fundamentais para o aprimoramento dos protocolos de resposta e para garantir a segurança da população em situações reais de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.