Incêndio em reserva ambiental é controlado após 4 dias de combate

As equipes do Corpo de Bombeiros da 1ª Companhia Independente de Poços de Caldas atuaram por quatro dias no combate a um incêndio florestal que atingiu uma área rural às margens da rodovia LMG-880, mais conhecida como Estrada Poços-Palmeiral. O combate contou com apoio de produtores rurais e voluntários.
O fogo teve início na manhã do dia 12 de agosto e as ações de combate foram concluídas na tarde desta sexta-feira, 15.
As chamas atingiram uma área de mais de 35 hectares, composta por pastagens e mata nativa pertencente ao bioma Mata Atlântica, dentro de uma reserva ambiental, na fazenda Cachoeirinha.
Ao todo, a operação mobilizou mais de 20 bombeiros militares que iniciavam o combate todos os dias por volta das 04h30. Além disso, houve o fundamental apoio de voluntários e maquinário agrícola cedido por produtores locais.
De acordo com os bombeiros, o combate foi realizado em condições adversas, com declividade acentuada do terreno, acesso restrito e acúmulo de material combustível. Durante as operações, foram empregados abafadores, mochilas costais, sopradores, ferramentas manuais e a aeronave remotamente pilotada, utilizada para reconhecimento aéreo e monitoramento dos focos. Também foi necessário confeccionar aceiros manuais e mecanizados, além da utilização de linhas negras para contenção das chamas.
Apesar da grande extensão da área queimada, não houve registro de vítimas nem danos a edificações. As causas do incêndio ainda não foram identificadas e serão apuradas por perícia técnica.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da adoção de medidas preventivas, como a confecção de aceiros e a limpeza de áreas com acúmulo de vegetação seca, especialmente no período de estiagem, quando o risco de incêndios florestais é elevado.