Gato é salvo durante incêndio em apartamento na zona oeste

Um incêndio em um apartamento mobilizou a equipe do Corpo de Bombeiros na manhã de sábado, 23, no bairro Jardim Dr. Ottoni, na zona oeste de Poços de Caldas-MG. Um gato que que ficou no apartamento de cima durante a evacuação foi salvo pelos bombeiros.
De acordo com o Corpo de Bombeiros as equipes foram acionadas por volta das 10h40 da manhã para combater um incêndio em um dos apartamentos de um prédio de quatro andares, na Rua Florêncio Quinteiro Júnior.
No local os bombeiros foram informados que o incêndio era em uma das unidades no primeiro andar. A moradora contou que o fogo começou em um guarda-roupas e se espalhou rapidamente pelo quarto.
Os bombeiros se depararam com o apartamento tomado por uma fumaça densa que saía pelas janelas.
Foi realizada a evacuação do prédio e constatado que todos os moradores já haviam deixado os apartamentos. Durante os levantamentos, foi informado que um gato permanecia em um dos apartamentos do segundo andar.
A equipe providenciou o desligamento da energia elétrica e iniciou imediatamente o combate ao fogo, utilizando técnicas específicas de controle e extinção de incêndios.
Graças à ação rápida e eficiente, o incêndio foi controlado antes que se espalhasse para outros cômodos ou apartamentos.
Simultaneamente ao combate às chamas, os bombeiros realizaram o resgate do gato, que foi localizado, retirado com segurança e entregue à sua tutora.
Após a extinção do incêndio, foi feito o trabalho de rescaldo, utilizando aproximadamente 800 litros de água para eliminar totalmente os focos remanescentes e garantir a segurança do local. O apartamento foi isolado.
A Defesa Civil Municipal foi acionada e interditou o apartamento, após constatar que não haveria condições de habitação, embora não tenha sido constatado risco estrutural no edifício. A Perícia da Polícia Civil também esteve no local para investigar a causa do incêndio.
Orientação
O Corpo de Bombeiros Militar aproveita a ocasião para reforçar a importância dos cuidados domésticos na prevenção de incêndios, como a manutenção da parte elétrica, evitando sobrecarga de tomadas, o uso consciente de velas, cigarros e fósforos, e a supervisão constante de panelas no fogão. Também é essencial manter materiais inflamáveis longe de fontes de calor e fora do alcance de crianças.
Em situações de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.