DiversosEsporteNotícias

Homenagem: Clube do Judô passa a se chamar Sensei Mitsuhisa Matsuo

A história do Clube do Judô de Poços de Caldas está fortemente ligada à história de vida do Sensei Mitsuhisa Matsuo – foto acervo Clube do Judô de Poços de Caldas

O Clube de Judô de Poços de Caldas agora passa a se chamar Sensei Mitsuhisa Matsuo. A justa homenagem foi oficializada por meio da lei municipal Nº 10.035 sancionada nesta quarta-feira, 17, pelo prefeito Paulo Ney.


Sensei Mitsuhisa Matsuo, um dos maiores e renomados mestres do Judô do Brasil faleceu no dia 24 de junho deste ano, aos 82 anos. A história do Judô em Poços de Caldas está fortemente ligada à história do Sensei, que dedicou mais de 50 anos ao Judô.

Natural de Tóquio, Japão, Matsuo mudou-se para o Brasil na década de 1960 para trabalhar com agronomia.

O então engenheiro agrônomo morou e trabalhou em Belém do Pará em plantações de tomate e pimenta. Mais tarde se mudou-se para Brasília, São Paulo, Paraná e em Londrina passou a dar aulas de judô em uma academia.

As técnicas da agronomia traçou seu destino e fez com que através da Mitsiu ( empresa multinacional japonesa especializada em fertilizantes) Matsuo viesse para Poços de Caldas e a partir daí iniciava um novo ciclo do esporte na cidade e no Brasil.

Porém foi no judô que ele se profissionalizou e, desde 1982, passou a ensinar os princípios e fundamentos do “caminho suave” aos seus alunos, destacando-se no país como um dos mais renomados professores de judô.

Um dos mestres do judô mais renomados do Brasil, Sensei Matsuo era referência em Poços de Caldas pelo trabalho dedicado ao esporte, principalmente no Clube do Judô, na Vilas Unidas, um dos principais templos do esporte na cidade.

Com mais de 50 anos dedicados exclusivamente ao judô, em 2021 Sensei Matsuo recebeu a graduação do 6º Dan KODANSHA pela CBJ Confederação Brasileira de Judô. Título que lhe rendeu uma homenagem na Câmara Municipal.

A história do Judô em Poços de Caldas

A história do Clube do Judô de Poços de Caldas tem início entre os anos de 1958 e 1961, quando foi criada a primeira Academia de Judô de Poços de Caldas, no Edifício Bauxita, pelo então presidente Dr. Pedro Recher e tendo como Sensei  Horário Saito e alunos Shigeru Matsumori, Alan Cardek Pinto e Zinho Tadarelli.

Mestres do Clube do Judô: Sensei Mehdi, Sensei Umakakeba, Sensei Matsuo e Sensei Sadao – foto acervo Clube do Judô de Poços de Caldas

Em 1963, o prefeito Dr. Benedito David Ottoni doou um terreno na Rua Paraná para a construção da nova academia Sei-Do-Kan, com aulas ministradas pelo Sensei Yukikazu  Kitajima.

Em 1965 as aulas foram ministradas pelo Sensei Hissao Kihara e Sensei Mitisugu Iwafune

Em 1977 com a ida de Mitisugu Iwafune para Ipatinga, os alunos faixa preta, Shigeru Matsumori, Alan Cardek Pinto, Elias Fares, Erlan de Grillo, Pascoal Ribeiro e Roberto Cirolli continuaram com os treinamentos.

Em 1975, o então prefeito Ronaldo Junqueira construiu a nova sede da academia na Avenida João Pinheiro, que se passou a chamar Clube do Judô.

Com a chegada do Sensei Mitsuhisa Matsuo em Poços de Caldas e em 1983 registrou o Clube do Judô Poços de Caldas na Federação Mineira de Judô. Assim o Clube que tinha 150 alunos começou a participar de campeonatos oficiais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.