Homem sofre lesão na córnea após pingar super cola no olho

Um paciente de 34 anos sofreu uma lesão em um dos olhos depois de pingar super cola imaginando ser colírio. O homem foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para a UPA.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe do SAMU foi chamada na manhã desta quinta-feira, 17, até a rua Itabira, no bairro Cristiano Ozório, na zona leste de Poços de Caldas-MG.
O paciente foi levado para Unidade de Pronto Atendimento e após os primeiros socorros foi direcionado para uma clínica de oftalmologia que atende a rede pública. O oftalmologista diagnosticou o quadro de desepitelização da córnea, também conhecida como abrasão de córnea.
Após receber um curativo, foi colocado um tampão no olho lesionado e o paciente foi liberado.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a desepitelização da córnea ocorre quando há uma alteração na primeira camada da córnea, chamada de epitélio, provocando uma perda de células epiteliais.
O epitélio é a camada da córnea superficial com alta capacidade de regeneração. Geralmente é uma superfície lisa e brilhante, e tem como função básica evitar perda de líquidos e penetração de microrganismos.
Os tipos mais comuns de lesões oculares na córnea são: o contato com pó, sujeiras, areia, serragem, partículas de metal ou mesmo a ponta de uma folha de papel podem arranhar ou cortar a córnea.