cidadeNotíciasSaúde

Homem sofre lesão na córnea após pingar super cola no olho

O paciente foi atendido na UPA e depois direcionado para uma clínica oftalmologia que atende a rede pública – foto Secom

Um paciente de 34 anos sofreu uma lesão em um dos olhos depois de pingar super cola imaginando ser colírio. O homem foi socorrido por uma equipe do SAMU e levado para a UPA.


De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, uma equipe do SAMU foi chamada na manhã desta quinta-feira, 17, até a rua Itabira, no bairro Cristiano Ozório, na zona leste de Poços de Caldas-MG.

O paciente foi levado para Unidade de Pronto Atendimento e após os primeiros socorros foi direcionado para uma clínica de oftalmologia que atende a rede pública. O oftalmologista diagnosticou o quadro de desepitelização da córnea, também conhecida como abrasão de córnea.

Após receber um curativo, foi colocado um tampão no olho lesionado e o paciente foi liberado.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia, a desepitelização da córnea ocorre quando há uma alteração na primeira camada da córnea, chamada de epitélio, provocando uma perda de células epiteliais.

O epitélio é a camada da córnea superficial com alta capacidade de regeneração. Geralmente é uma superfície lisa e brilhante, e tem como função básica evitar perda de líquidos e penetração de microrganismos.
Os tipos mais comuns de lesões oculares na córnea são: o contato com pó, sujeiras, areia, serragem, partículas de metal ou mesmo a ponta de uma folha de papel podem arranhar ou cortar a córnea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.