cidadeDiversosNotíciasSaúde

Médico Alcides Mosconi diz que quase todo paciente pode receber implante peniano

Ao longo dos 30 anos de medicina, Alcides Mosconi já realizou mais de 400 cirurgias – foto divulgação

Tratamentos de problemas da sexualidade masculina têm, cada vez mais, obtido resultados satisfatórios para o paciente. No caso das cirurgias de implante de prótese peniana, por exemplo, para quem não responde bem a terapias farmacológicas, atualmente a maioria dos homens pode ser submetido.


O urologista, Alcides Mosconi Neto, lembra que as dúvidas sobre próteses penianas são comuns, porém poucos casos têm contraindicação.

As questões clínicas, que devem ser observadas nessa terapia, serão abordadas pelo médico Alcides Mosconi em painel no 18º Congresso da Sociedade Latinoamericano de Medicina Sexual (Slams-2025), um dos mais importantes eventos científicos das Américas.

A 20ª edição no próximo final de semana, de 7 a 9 de agosto, em São Paulo (capital) trará novidades sobre esse tipo de tratamento, iniciado na década de 1970 no país.

Segundo Alcides Mosconi, no Slams especialistas da área debaterão ainda outros temas importantes como orientação sexual, terapias sobre disfunção e tratamento cirúrgico. Também próteses: maleáveis (ou semirrígidas) e infláveis, indicadas para a maioria dos casos e as exceções, como o implante em pacientes com quadro infeccioso urológico ou cutâneo.

Médico há quase 30 anos e com mais de 400 cirurgias realizadas, Alcides Mosconi explica que a prótese é um corpo estranho e pode se tornar um foco de infecção grave. “Por isso, primeiro é preciso recorrer a um especialista e, só depois de resolvida a questão clínica, o procedimento cirúrgico deve ser realizado”, comentou.

Contraindicações absolutas e relativas

 

Certos pacientes possuem contraindicações absolutas para o implante de prótese peniana. Entre ele, estão aqueles com transtornos cognitivos ou psiquiátricos graves, também com falta de destreza manual (no caso de prótese inflável) e ainda com comorbidade clínica descompensada e risco cirúrgico inaceitável como intolerância a anestesia

 

Em alguns casos as contraindicações são relativas e o paciente necessita da avaliação prévia de um especialista. São homens diabéticos ou com fibrose peniana significativa, lesão medular e cirurgia pélvica recente.

 

No Slams-2025 especialistas de vários países debaterão questões relacionadas à sexualidade humana como um todo. O congresso será realizado no Hotel Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.