cidadeDiversosMeio AmbienteNotíciasPolícia

Siriema se abriga em loja após temporal em Pouso Alegre

A siriema passeou pela loja antes de ser regatada pelos bombeiros – foto Loja Bebê Chorão

Os funcionários de uma loja de roupas infantis no centro de Pouso Alegre-MG, receberam uma visita inusitada na tarde desta segunda-feira, 13, depois de um temporal na cidade. Uma siriema foi se abrigar dentro da loja e precisou ser resgatada pelo Corpo de Bombeiros.


O resgate animal ocorreu em uma loja na Rua Comendador José Garcia, uma das mais movimentadas da cidade.

A ave passeou pelo chão e prateleiras da loja. Enquanto uma funcionária ligava para os bombeiros, outras correram e fechar a loja para evitar que a siriema corresse para rua, uma vez que a Comendador é uma das ruas com maior fluxo de veículos da cidade.

Quando os bombeiros chegaram na loja, a ave estava em uma salinha. Um dos militares aplicando o protocolo interno de resgate de animais, a siriema foi capturada com o uso de equipamentos de proteção e acondicionada em barrica de transporte.

A ave estava sem ferimentos e foi solta em ambiente de mata natural, tendo esta rapidamente voado e se reintegrado à natureza.

O corpo de bombeiros ressalta sobre a importância do emprego de técnicas adequadas para a captura de aves predatórias, devido ao risco de acidentes com seus bicos e garras, que podem levar a ferimentos graves caso não seja devidamente manuseado. Ainda, o manuseio pela região do tórax do animal pode levar à sua morte pela compressão de seus órgãos.

Ainda segundo os bombeiros,  o transporte de aves deve preferencialmente, conforme normativa interna do Corpo de Bombeiros ser realizado em recipiente escuro, para impedir que o animal tenha contato visual com o exterior e venha a se estressar; aerado e sem quinas internas, e que restrinja seus movimentos para evitar que o animal se debata durante o transporte e prevenir que este venha a se ferir antes da soltura.

A  siriema é a ave símbolo do Cerrado está presente em quase todos os biomas do Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.