cidadeDiversosEducaçãoNotícias

Professora de Poços de Caldas está entre os selecionados para a disputa do Prêmio Educador Transformador 2026

O projeto desenvolvido pela professora Roberta é um dos 81 selecionados em Minas Gerais – foto divulgação

No Dia do Professor, uma boa notícia. A professora, Roberta Cristina Santos é uma das educadoras de Minas Gerais que vão disputar o Prêmio Educador Transformador 2026.


A iniciativa que está na terceira edição e promovida pelo Sebrae, pela Bett Brasil e pelo Instituto Significare. É a terceira edição da disputa que tem o objetivo de identificar, reconhecer e potencializar ideias e projetos educacionais com potencial transformador idealizados por educadores de todo o Brasil, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, focados na educação empreendedora.

Roberta Cristina Santos, que dá aula no Colégio Cepoc participa do Prêmio com o projeto “Aprendizagem Lúdica”. De acordo com a professora, o projeto nasceu de uma prática em sala de aula e da crença da educadora, de que aprender pode — e deve — ser prazeroso. “Sempre que vou introduzir um novo conteúdo, procuro fazer isso de forma lúdica, criando personagens e situações que tornam aquele momento mais marcante e significativo para os alunos,” explica a professora.

O projeto é um dos 81 do Estado de Minas Gerais selecionados ao  Prêmio Educador Transformador 2026.

A educadora que leciona há 27 anos percebeu que as metodologias ativas só funcionam de verdade quando fazem parte do dia a dia. Segundo a professora, o diferencial do Aprendizagem Lúdica é justamente esse: ele não é um evento isolado, é algo que acontece praticamente todos os dias, transformando a sala de aula em um espaço criativo e envolvente. “Quando me inscrevi, não imaginava que estaria entre os 81 projetos selecionados em Minas Gerais, dentre mais de mil inscritos. O que destacou meu trabalho foi justamente essa constância e o fato de que o projeto já acontece de forma real e viva, não só como uma proposta teórica,” destacou a professora.

Uma das novidades deste ano é justamente a jornada de desenvolvimento apoiada por inteligência artificial que será oferecida aos participantes, contribuindo para o aprimoramento e a aplicabilidade dos projetos nas realidades locais.

Agora, o Aprendizagem Lúdica será transformado em uma solução com inteligência artificial e apresentado na seletiva mineira.

O resultado final da seleção será divulgado em  janeiro de 2026. Os três primeiros colocados terão a oportunidade de participar do Congresso Bett Educacional 2026, e, entre eles, será escolhido o projeto que vai representar o Brasil na Bett Londres 2027. “Para mim, já é uma enorme vitória ver o trabalho reconhecido. Isso mostra que quando a gente acredita na educação e se dedica a tornar cada aula especial, os resultados vêm,” finaliza a educadora que há quase 3 décadas se dedica ao aprendizado dos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site está protegido. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize as ferramentas de compartilhamento da página.

error: Este site está protegido.